Aparecida

Editorial do Diário de Aparecida: Carência ambiental

Muitos são os problemas de Aparecida na atual gestão municipal, mas o que mais vem chamando a atenção dos moradores é a falta de planejamento e, sobretudo, de ações ambientais na cidade. Enquanto nossa vizinha Goiânia possui 54 parques ecológicos administrados pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), entre eles Vaca Brava, Areião, Flamboyant e Cascavel, a circunvizinha Aparecida, com quase 600 mil habitantes, só tem um, que é o Parque Tamanduá, localizado no Residencial Garavelo Park.

Além de ser a única unidade ecológica na área urbana, o local se encontra em condições de manutenção as mais precárias possíveis. Nas redes sociais que o prefeito Gustavo Mendanha (MDB) tanto aprecia, acumulam-se as reclamações dos moradores da região sobre a deterioração dessa área de convivência, sem que nenhuma providência seja tomada. Vale salientar que o Parque da Família, localizado em frente a um shopping da cidade, é só uma pista ao longo de uma avenida e um parquinho.

Um estudo de caso do Parque Tamanduá, apresentado no Seminário Internacional de Arquitetura, Tecnologia e Projeto em 2013, demonstrou que um parque ecológico deveria oferecer uma série de atividades, com objetivos específicos, de uma forma harmônica, com o objetivo de integração do homem ao meio ambiente pela valorização da natureza, o que não ocorre ainda nos dias atuais, oito anos depois dos estudos.

Ainda segundo o documento, essa definição de parque ecológico no Córrego Tamanduá não é constatada porque o local está abandonado e não cumpre com sua função social. Para piorar a situação, ao invés de demandar seu esforço e tempo, enquanto prefeito, Gustavo Mendanha tem direcionado sua prioridade, exclusivamente, na tentativa de emplacar seu nome na disputa ao Palácio das Esmeraldas em 2022.

O que ele tem esquecido é que é preciso, primeiramente, cuidar do que se tem. Ou seja, do município e da população que o elegeu, com as promessas de melhorias que ele fez, dentre elas, as tangentes às questões ambientais. O próprio gestor da cidade, para se exercitar, tem se valido de locais em municípios vizinhos, como Hidrolândia. Não se dá para pensar em um futuro no qual não há espaço para as questões ambientais e sustentáveis em uma relação harmônica com a sociedade. Aparecida precisa olhar para o futuro, mas para isso precisa debelar a carência de governo na qual se encontra neste momento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo