Brasil

Editorial do Diário de Aparecida: Crises da pandemia

A pandemia da Covid-19 e seus impactos sobre a saúde, a economia e o mundo do trabalho acarretam graves consequências para sociedades, empresas, trabalhadoras e trabalhadores. Estima-se que a crise provoque, ainda, a deterioração da qualidade do emprego, o aumento do subemprego e da pobreza e o agravamento da desigualdade. 

Os efeitos nocivos da crise não serão distribuídos igualmente; serão maiores nos países mais pobres e impactarão mais profundamente as famílias que já se encontravam em situação de vulnerabilidade. Nesse cenário, é fundamental atentar para os efeitos que as crises econômica e laboral decorrentes da pandemia podem ter nas sociedades, como o risco de aumento nas ocorrências de formas inaceitáveis de trabalho.

Para além da crise econômica, a pandemia está escancarando os problemas da saúde, com o colapso generalizado do sistema em todas as regiões do país, além da precariedade do transporte público identificado em Goiânia e na Região Metropolitana, mesmo com o preço da passagem nas alturas. Em falar ainda no aumento do preço dos combustíveis e dos itens básicos para a alimentação de qualquer brasileiro.

Não está fácil para os cidadãos neste início de ano, praticamente todos os valores tributários subindo, justamente em um período o qual os rendimentos da população estão cada vez menores e, em contrapartida, não se vê investimentos essenciais à preservação da vida. Faltam leitos, medicamentos, vacinas e políticas públicas federais que possam dar infraestrutura a governadores e prefeitos. Nenhuma retomada após períodos críticos como esse é fácil, mas é preciso o primeiro passo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo