Brasil

Editorial do Diário de Aparecida: Dia dos Pais

Neste domingo, 8, comemora-se, no Brasil (visto que a data varia conforme o país), o Dia dos Pais. Embora seja de tradição recente (século XX) e, tal como o Dia das Mães, tenha como um dos seus frutos o incremento comercial, isso não a desmerece como indutora de propósito mais altruístico: o de homenagear um dos polos fundamentais da família e fortalecer os laços que o unem aos demais membros dessa pequena comunidade basilar da sociedade humana.

No Brasil, a data foi introduzida em 1953 e fixada no segundo domingo de agosto. Desde então, foi se enraizando na sociedade brasileira, mobilizando um apelo sentimental incontornável, embora mais sóbrio que o do Dia das Mães.

Ganhou estatura à medida que a cultura patriarcal foi recuando no rastro da afirmação da sociedade urbana e do capitalismo de consumo, bem como da evolução da cobrança de igualdade de direitos entre os gêneros.

A quebra de rígidos paradigmas culturais que faziam tudo girar em torno do masculino humanizou a figura paterna, livrando-a da postura inflexível que antes marcava a autoridade do pater familias. Ser pai hoje, contudo, significa exercer a pedagogia do diálogo no grau mais básico: o da comunidade familiar. Sem esse lastro que envolve a cultura do respeito ao outro, a própria democracia tornar-se-ia muito mais difícil de sustentar-se e expandir-se, pois lhe faltaria o terreno propício para o desabrochar do pluralismo e do respeito à divergência.

O pai contemporâneo, longe de ser um castrador das aptidões do filho, quando essas não coincidem com o projeto que tem para ele, abre-lhe caminho para que assuma responsavelmente suas próprias escolhas. A carapaça do pai “durão”, que imaginava ser sinal de fraqueza externar emoções, finalmente cede lugar ao ser humano apto a reconhecer as próprias limitações, sem que, nem por isso, tema perder a “autoridade”, por esta provir do espírito de compreensão amorosa.

Quem tem a sorte de ter ainda um pai vivo, para abraçar e acarinhar, não deve perder a chance que este Dia dos Pais lhe enseja. Quem já não o tem presente fisicamente, é a oportunidade para reencontrá-lo na dimensão da saudade. Feliz Dia dos Pais a todos!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo