Notícias

Editorial do Diário de Aparecida: Novo lockdown

As prefeituras da região metropolitana de Goiânia, incluindo Aparecida e a capital, vão divulgar, neste fim de semana, decretos municipais que determinam o fechamento total dos estabelecimentos, com exceção de empresas que exercem atividades consideradas essenciais. A decisão foi tomada após o aumento assustador dos casos de Covid-19 em Goiás.

Na capital, a taxa de ocupação dos leitos de UTIs para atendimento de pacientes com a doença passou de 76% para 81% em 24 horas. Os gestores municipais acreditam que esse aumento se deve à nova cepa do coronavírus, descoberta em Manaus no início deste ano. De acordo com cientistas da Fiocruz, a mutação tem uma capacidade de disseminação maior do que a que atingiu o Brasil durante a primeira onda.

Os decretos são municipais, sendo cada prefeitura sendo responsável pela adoção de medidas de restrição ou de flexibilização, mas o que se sabe, é que até este momento, Goiás é o único estado, em relação às unidades federativas vizinhas, que ainda não adotou medida severas para impedir a disseminação do vírus. O que está aproximando as unidades de saúde do colapso.

De acordo com os prefeitos, a medida terá validade inicial de sete dias e, após esse período, será realizada uma nova avaliação do cenário da pandemia na região metropolitana e consequentemente da ocupação dos leitos de UTI. Caso tenha ocorrido uma diminuição significativa, as flexibilizações devem começar a ocorrer de forma gradual. Porém, se os índices ainda se mantiverem elevados, os estabelecimentos permanecerão fechados.

Como temos falado incansavelmente, não bastam apenas as ações do Poder Público. É preciso que cada um de nós faça a sua parte e haja com responsabilidade neste momento. Nossa postura é crucial para que vidas sejam salvas. Por favor, cumpram o isolamento social. Se puder fiquem em casa, mas se precisarem sair, sigam os protocolos de segurança sanitária, que já são conhecidos por todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo