Notícias

Editorial do Diário de Aparecida: Proteção às mulheres

O governador Ronaldo Caiado aproveitou o lançamento do programa Todos por Elas, que envolve instâncias do setor público e privado, para defender uma tese que merece o apoio da sociedade: agressores de mulheres deveriam ser proibidos de exercer cargos públicos até que haja um processo de recuperação, com devida confirmação de que a pessoa esteja pronta para exercer uma função nos serviços da administração federal, estadual ou municipal.

“Eu sou intransigente em relação a isso. O cidadão que pratica esse crime, dentro da minha lógica de raciocínio, não pode ser funcionário público. A exclusão desse cidadão da função de servidor público supera qualquer norma constitucional de estabilidade. Não tem estabilidade para quem quer amanhã usufruir da sua condição, seja ela do cargo que ocupa, a condição financeira ou condição física de superioridade para poder atingir sua parceira”, disse, com razão, o governador.

É fato que a violência e o preconceito contra o sexo feminino ainda persistem no Brasil e exige um enfrentamento firme e rigoroso não só por parte das autoridades, como também de todos que de alguma forma possam ajudar nesse propósito, a exemplo da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) com essa nova iniciativa que revela criatividade e inteligência. Trata-se de uma plataforma educativa com vídeos e conteúdos interativos para conscientização da importância do combate à violência de gênero. As empresas que escolherem participar do programa ganharão certificados com selo de aliada no combate ao feminicídio. O certificado será emitido após todos os funcionários da empresa terem concluído o curso da plataforma on-line.

Goiás hoje é o Estado com mais ações institucionais para promover a defesa e a segurança das mulheres, em especial depois da posse do atual governo, que tem se empenhado em avançar com essa política com uma intensidade nunca vista antes. Como diz o governador, “aqui em Goiás, ministra, em briga de homem e mulher, nós metemos algema”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo