Aparecida

Editorial do Diário de Aparecida: Todos pelo desvio da BR-153

O enfrentamento de um desafio antigo, que afe-ta a todos na região metropolitana de Goiânia, vol-tou a entrar em pauta e pode começar a ser resol-vido em breve. Trata-se do desvio da BR-153, para retirar o tráfego pesado da rodovia do perímetro urbano da Capital e de Aparecida, aumentando a segurança de quem transita pela via expressa ou precisa cruzá-la a pé, bem como para garantir uma logística melhor para o escoamento das indústrias localizadas ao longo do percurso.

O governador Ronaldo Caiado comprou a bri-ga. Ele esteve em Brasília para uma reunião com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, sob a coordenação do senador Vanderlan Cardoso. Duas dezenas de autoridades políticas estaduais estive-ram presentes, além de representantes classistas e do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz. Infelizmen-te, o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, que deveria ser o maior interessado no desvio da BR-153, não compareceu.

O ponto positivo é que foram alinhadas algu-mas frentes de ação, sendo a principal o fim da concessão da Concebra, que é responsável pela manutenção desse trecho da rodovia em troca da cobrança de pedágio, o que abriria as portas para a implantação de um anel viário entre 44 e 65 qui-lômetros de extensão, transformaria a BR-153 em uma avenida e levaria a intensa circulação de ve-ículos leves e pesados para longe, sem prejuízos para os motoristas, já que a velocidade seria maior.

Não marcaram datas, mas é patente que as coisas se mexeram e já se pode vislumbrar a cur-to prazo a construção do desvio – valendo para isso lembrar que Caiado é um governante deter-minado, tem prestígio inconteste em Brasília e se comprometeu a dar todo o seu empenho para a execução da obra. Da mesma forma, todos que participaram do encontro com o ministro, em es-pecial os deputados federais e senadores goianos, também se engajaram nesse movimento, que, agora, sim, pode resultar em melhores condições para o desenvolvimento do eixo Goiânia-Apareci-da e mais tranquilidade para seus moradores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo