Notícias

Educação: atividades online começam na próxima semana

Segundo diretrizes da BNCC a SME disponibilizará conteúdos em plataforma online e televisiva

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), concluiu pesquisa de acesso à internet das famílias de alunos matriculados na rede municipal de ensino. A pesquisa serviu para dimensionar quantos alunos, de fato, têm a possibilidade de realizar atividades de forma online nesse período de paralisação devido à pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o estudo, 85% dos alunos da rede municipal tem algum tipo de acesso à internet em casa, sendo a maioria dele por meio de internet banda larga e crédito pré-pago de operadoras de telefonia. A maioria das famílias acessa a internet por meio do celular. Sendo assim, a SME formulou um planejamento para atingir de forma mais democrática todos os alunos, adaptando plataformas e conteúdos das atividades.

Ainda seguindo os dados, foi constatado que 97% dos alunos possuem televisão em casa, sendo esse o meio de comunicação mais presente e requisitado em cada família. Sendo assim, além da plataforma online, a SME disponibilizará, junto à TV UFG, conteúdos pedagógicos na grade da televisão em horários determinados, para democratizar mais ainda o acesso das atividades por parte dos alunos. A plataforma deve ser lançada e estar em funcionamento já na próxima semana.

Todos os conteúdos e atividades para o regime à distância foram formuladas de acordo com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio das gerências da SME, e contemplam os três ciclos educacionais: Educação Infantil, Ciclo da Infância e Ciclo da Adolescência, além da Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos.

A analise foi feita por amostragem, com cerca de 26 mil famílias. A comunidade escolar de todas as cinco regionais de educação de Goiânia foi consultada, para comparação de dados e a fim de se chegar a uma fidedignidade ainda maior dos dados obtidos. As aulas na rede municipal de Educação de Goiânia estão suspensas até o dia 30 de abril, de acordo com decreto do prefeito Iris Rezende.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo