Aparecida

Educação de Aparecida promove palestra sobre “Gestão democrática e a escola pública”

A Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia (SME), por meio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CEFPE), realizará hoje, 6, a partir das 14h, a palestra “Gestão democrática e a escola pública”, que será ministrada pela professora doutora Mirza Seabra Toschi (UEG/UFG). A palestra será transmitida pelo canal YouTube e abre oficialmente a edição de 2021 do Curso de Formação para Gestor Escolar, que acontecerá entre os meses de maio e junho, destinado aos interessados em participar do processo democrático para a escolha dos gestores das unidades educacionais do município para o biênio 2022/2023.
O curso ministrado pelo CEFPE terá turmas nos períodos matutino e vespertino e será realizado em 12 encontros. A gestão escolar será debatida em cinco eixos específicos, envolvendo conhecimentos sobre políticas educacionais, liderança, a organização do trabalho pedagógico, financiamento da educação e funcionamento da estrutura da SME de Aparecida de Goiânia. O curso terá carga horária de 80 horas, com encontros previstos para acontecer duas vezes por semana. Por conta do contexto de pandemia, será realizado apenas por meio de encontros virtuais e as aulas remotas somarão 60 horas do curso. As outras 20 horas serão reservadas para atividades extraclasse, a fim de que os participantes possam elaborar o Plano de Gestão Escolar, uma das exigências para a certificação do cursista.
Os interessados em participar do Curso de Formação para Gestor Escolar terão de frequentar os encontros on-line no contraturno de sua jornada de trabalho. A SME destaca também que o certificado emitido aos participantes não servirá para benefícios financeiros relacionados ao Plano de Carreira, tais como Progressão Vertical ou Titularidade. Uma das razões é o fato de que será ministrado exclusivamente de forma remota, já que o momento não permite aulas presenciais. Os cursos realizados para acesso a esses benefícios precisam ter, no mínimo, 70% de encontros presenciais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo