Notícias
Tendência

Rio Quente investe em turismo sustentável 

Preservação da água é prioridade para trade turístico da região

A cidade de Rio Quente, que fica a cerca de 180 km de Goiânia, é um dos destinos turísticos mais buscados do estado de Goiás, de acordo com pesquisa recente do  site booking.com. A cidade que, junto com  Caldas Novas, forma o maior manancial de água quente do mundo, tem o Hot Park e o Rio Quente Resorts como os principais atrativos para os turistas.

Os dois empreendimentos,  que tem a água quente como a água termal como principal atrativo, desenvolvem programas e ações para minimizar seu impacto no meio ambiente.   Nos atrativos, a água utilizada vem de um sistema próprio alternativo, não dependendo de abastecimento público Desta maneira, as empresas diminuem o impacto dos empreendimentos na comunidade em que estão inseridos.

Além disso, a empresa faz um controle rigoroso da qualidade da água. De acordo com informações divulgadas pela empresa, apenas em 2022, foram feitas mais de 1.000 análises de água, tanto interna quanto externamente, para garantir sua qualidade.

Esse monitoramento constante faz parte das ações  do Projeto Águas, que contribui na proteção das nascentes da região e regeneração das que foram degradadas em fazendas do entorno. A Aviva, detentora do Rio Quente e Hot Park, apoia com estudos técnicos e doação de mudas nativas produzidas em seu viveiro.

A água destinada ao banho do Hot Park é tratada com cloro produzido no local, à base de água, sal e energia, O grupo faz ainda o reuso de água. No local, desde 2010, há uma Estação de Tratamento de Efluente (E.T.E.), com capacidade para tratar até 1.800 m³/dia de efluente, com eficiência de 90% de remoção da carga orgânica, minimizando o impacto negativo e protegendo os mananciais.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo