Mundo

Entenda porque a Rússia invadiu a Ucrânia e como isso afeta o mundo

Segundo especialista, Putin vê Ucrânia como uma região estratégica para fortalecimento da Rússia

Na madrugada desta quinta-feira (24/2) na Rússia (23h de quarta no Brasil), o presidente russo Vladimir Putin ordenou o ataque às regiões da Ucrânia. Forças militares russas chegaram ao país do leste-europeu por terra, mar e ar.

A mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento, Profa. Marina Maranhão, concedeu uma entrevista ao Diário de Aparecida para explicar um pouco mais sobre essa situação que é considerada um dos conflitos mais preocupantes dos últimos anos.

 

Por qual motivo esse conflito está acontecendo?

A Ucrânia fazia parte da ex-União Soviética e o presidente russo sempre demonstrou interesse pela região, inclusive criticou os ex-líderes russos que permitiram a independência da Ucrânia. Para Putin, a região é estratégica e importante para o fortalecimento da Rússia enquanto potência mundial.

No fim da Guerra Fria, a Ucrânia concordou em entregar o armamento nuclear, especialmente para a Rússia, Reino Unido e Estados Unidos. Em troca, a Ucrânia teria a sua integridade territorial preservada, situação que não está acontecendo.

Os ataques têm também o objetivo de derrubar o governo ucraniano, pois Putin afirma ser uma cúpula corrupta, que não representa os interesses da região.

 

Como está a Ucrânia neste momento?

O espaço aéreo da Ucrânia está fechado desde ontem. Se esse conflito tomar proporções maiores, estima-se um deslocamento de 4 a 5 milhões de pessoas. Seria a maior crise humanitária da Europa desde a 2ª Guerra Mundial.

Muitos países terão que receber refugiados. O presidente da Ucrânia não quer que a população fuja, inclusive está entregando armas para os civis. Os líderes russos querem que a Ucrânia declare a sua desmilitarização.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) poderá intervir?

Toda essa situação está bem complexa, mas acredita-se que haverá resposta militar, pela OTAN, mesmo a Ucrânia não fazendo parte da organização.

Mas a Polônia, Estônia, Letônia e Lituânia, que são países membros da OTAN, já acionaram, nesta manhã, o Artigo 4º da organização para lançar consultas dentro da aliança sobre o ataque da Rússia à Ucrânia.

De acordo com o site da OTAN, a consulta ao abrigo do Artigo 4º pode levar a uma ação coletiva entre os 30 estados membros. “As partes se consultarão sempre que, na opinião de qualquer uma delas, a integridade territorial, a independência política ou a segurança de qualquer uma das partes estiver ameaçada”, diz trecho do artigo. A OTAN reagirá imediatamente, somente, se algum dos países membros for atacado.

 

Como é a situação dos brasileiros na Ucrânia?

Estima-se que sejam 500 brasileiros na Ucrânia, conforme dados divulgados pelo Itamaraty. Muitos destes são jogadores de futebol com suas famílias.

No momento, o Brasil não consegue evacuar essas pessoas, pois o espaço aéreo da Ucrânia está fechado, assim como o mar de Azove, mar vizinho do Mar Negro, proibindo tambem qualquer navegação na região.

Grande parte dos brasileiros na Ucrânia já estão na capital Kiev, hospedados em hotéis e aguardando poder sair do país.

 

Quais são os possíveis impactos econômicos mundiais com o conflito?

Os impactos econômicos do conflito entre a Rússia e a Ucrânia já atingiram o preço do barril de petróleo no mundo, que já alcançou U$100,00. O ouro também subiu, visto que ainda é considerado uma forma segura de investimento (rota de fuga no mercado financeiro).

As bolsas de valores estão sofrendo queda no mundo. A Ucrânia é uma grande produtora de trigo e milho do mundo, impactando inclusive o preço das commodities dos grãos. Quanto à produção de trigo, a Rússia e a Ucrânia juntas produzem 14% do trigo global e fornecem 29% de todas as exportações de trigo no mundo.

 

Foto: Escritório presidencial da Ucrânia

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo