Notícias

Escolas municipais de Goiânia usam práticas inovadoras de comunicação

Em tempos de ensino remoto, duas instituições educacionais de Goiânia se destacam na utilização de práticas inovadoras de comunicação com os alunos e suas famílias. Além do Ambiente Virtual de Aprendizagem Híbrida (Avah), as escolas são exemplos de motivação, acolhimento e aproximação com a comunidade.

É o caso da Escola Municipal Professora Silene de Andrade, no Conjunto Habitacional Aruanã I, que tem 204 alunos matriculados, do sexto ao nono ano, que estudam em período integral. A partir de planejamentos semanais com a equipe de professores surgiu a ideia de trabalhar com podcasts, áudios que podem ser ouvidos a qualquer momento, como um programa de rádio, com informações de forma descontraída e com voz dos estudantes.

A iniciativa é coordenada pela professora de artes, Célia Regina de Oliveira, dentro do projeto “Memórias e Afetos”. De acordo com a educadora, “a ideia é escutar esses alunos e fazer com que eles se sintam mais próximos da escola, dos professores e dos próprios colegas, já que não nos encontramos presencialmente”, conta Célia.

“As gravações são feitas de forma bem simples usando poucos recursos, já que o aplicativo Anchor é de fácil utilização e não necessita de ser baixado pela comunidade para ser ouvido. A cada semana, novas entrevistas, contação de histórias e outros temas. Temos também a parceria de duas alunas do curso de licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (UFG)”, completa a professora.

O primeiro episódio é uma entrevista com a diretora da instituição, Renata Lorena Vilela de Aguiar, que fala sobre as ações da escola em tempos de pandemia e de fotografias registradas na escola nesse período. O segundo podcast é a participação efetiva dos estudantes, que narram memórias dos tempos da escola presencial. Para divulgar ainda mais o projeto, a instituição pede sugestões da escolha do nome do podcast no Instagram.

Jornal on-line

A Escola Municipal de Tempo Integral Juscelino Kubitschek, localizada no Setor Coimbra, criou o Jornal JK, informativo mensal e digital das ações realizadas pela escola, que tem em média 20 páginas. “Nesse tempo de pandemia, percebemos que além de informar deveríamos dar passos a mais. Pegamos um meio de comunicação que já existe e o ressignificamos, para fortalecer o vínculo com os educandos e se fazer presente, mesmo distante”, explica a diretora Aparecida Teles de Camargo.

A instituição atende 158 alunos, do primeiro ao quinto ano. O Jornal da Escola já está na terceira edição. A publicação de março deu visibilidade às aulas, projetos da instituição e da Secretaria Municipal de Educação (SME). São fotos das crianças, poemas produzidos por elas, olhares frente à pandemia, desenhos, entregas de kits de alimentos e escovação bucal, entre outras ações. Colorido e com estética chamativa, a comunidade escolar aprovou o projeto.

A segunda edição de abril ampliou e buscou a participação das crianças, como escritoras do jornal. “Ao participar, redigir e contribuir, elas se veem na notícia. É um desafio que vai além de informar e sim despertar o interesse, provocar a participação. Nas próximas edições, queremos colocar as famílias como participantes e ampliar o leque com a comunidade”, comenta a diretora Aparecida Teles.

Maria Vangela Xavier Cordeiro, mãe da aluna do terceiro ano, Sofia Isabelly Xavier de França, fala da alegria da filha com o jornal. “Minha menina ficou muito empolgada, tirou prints, mostrou para a família, caprichou na letrinha e correu atrás para aparecer no jornal. O material é muito proveitoso e mostra claramente quais são os projetos da escola, e nós podemos acompanhar o desenvolvimento das crianças e como elas estão interagindo. Ficamos felizes em ver que a escola representa um papel tão importante na vida dos alunos”, ressalta a mãe.

“Eu gostei muito de participar do jornal. Amei fazer o reconto e minha mãe ficou muito orgulhosa de mim. Agradeço pela oportunidade”, afirma a aluna Elizabeth Valentina Garcia, do quarto ano.

Secom Goiânia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo