Notícias

Especialista da Rede Ebserh alerta para importância do controle do colesterol

O colesterol alto está entre os problemas de saúde mais comuns entre os brasileiros e é uma das principais causas de doenças cardiovasculares. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o Brasil registrou em torno de 104 mil mortes em decorrência de doenças cardiovasculares nos primeiros quatro meses deste ano.

Como explica a médica Lígia Lopes, endocrinologista do Hospital Universitário Alcides Carneiro, vinculado à Rede Ebserh (HUAC-UFCG/Ebserh), o colesterol é um tipo de gordura produzida pelo organismo que desempenha funções essenciais como a síntese dos ácidos biliares e hormônios esteroides, além de ser componente da estrutura das membranas celulares.

O problema, contudo, está no alto nível dessa gordura no sangue. “Em excesso, pode ser prejudicial à saúde. O aumento de colesterol ocorre por fatores genéticos e alimentares”, afirma a endocrinologista.

“O colesterol circula no sangue ligado a lipoproteínas chamadas de colesterol bom (HDL) e colesterol ruim (LDL). Enquanto o HDL tem efeito protetor para doenças cardiovasculares, o excesso de LDL pode se depositar na parede das artérias contribuindo para formação de placas de ateroma. Essas placas obstruem gradualmente as artérias, impedindo a passagem do sangue e podendo causar infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral”, acrescenta a especialista.

Lígia Lopes comenta também sobre como controlar o colesterol. “Evitar consumo excessivo de gordura saturada e gordura trans, além da prática regular de atividade física. Em alguns casos, como naqueles pacientes que têm muitos fatores de risco para doenças cardiovasculares é necessário uso de medicação”, finaliza.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo