Notícias

Estação chuvosa demanda destinação correta das águas pluviais

A água das chuvas deve ser direcionadas às sarjetas, que estão conectadas à rede de águas pluviais e que direcionam essa água de chuva para os rios que cortam as cidades

Após a maior estiagem dos últimos 100 anos, o período chuvoso teve início. Junto com as chuvas, chegou hora de prestar atenção na destinação correta das águas pluviais. Ao direcionar essas águas à rede de esgoto podem ocorrer entupimentos e extravasamentos de esgoto em vias públicas e residências.

 

A água das chuvas deve ser direcionadas às sarjetas, que estão conectadas à rede de águas pluviais – de responsabilidade da Prefeitura – e que direcionam essa água de chuva para os rios que cortam as cidades. O lançamento de água pluvial nas redes de esgoto é indevido e proibido por lei. A água das chuvas é limpa, não necessita de tratamento e, ao chegar aos rios e córregos, aumenta a vazão dos mananciais.

 

Além disso, as águas pluviais, quando indevidamente interligadas à rede de esgoto, adicionam às tubulações de esgoto uma vazão bem maior que o planejado, aumentando a quantidade de efluente que passa pelas estações elevatórias e que chega às Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).

 

As ETEs são projetadas para o tratamento de um volume dimensionado para ao tamanho da população atendida e sua previsão de crescimento. A interligação de água pluvial às redes de esgoto geram maior consumo de energia ao sistema de esgotamento sanitário, maior quantidade de manutenções em redes e equipamentos, aumentando o custo para o tratamento.

 

Reúso

 

Apesar da chegada das chuvas, sempre é importante o consumo consciente da água tratada. Uma das maneiras mais utilizadas para reduzir o consumo de água tratada em casa é a reutilização da água da chuva para regar plantas, limpar quintal, lavar o carro, entre outros usos. Confira dicas em https://www.saneago.com.br/dicas/.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo