Notícias

Exclusivo: Caiado relata evolução positiva de Iris, que já foi extubado

Iris melhora. Veja a íntegra do relato do governador Ronaldo Caiado após visitar o paciente ilustre na UTI do Hospital Neurológico, na manhã desta terça, 10:

Novidades boas. Já foi extubado, já está controlando 100% sua respiração, já tem nível de consciência. É lógico que nessa fase, vocês conhecem a inquietação do Iris, a todo momento ele quer sair dali, mas está fazendo todos os exercícios de fisioterapia. Então, é um processo que tem um prognóstico excelente ante à evolução que tem sido até acima do esperado já que é um paciente com a idade que tem e a recuperação dele tem sido surpreendente.

Está na UTI. É momento de poupar as pessoas, principalmente o paciente que foi submetido a uma cirurgia. Não é exposto. Neste momento, ele tem que continuar regredindo de um edema que todos nós temos em decorrência de um processo de compressão pelo hematoma, como também no processo de inflamação que se tem. Então, não é esse passo assim tão longo. É uma coisa gradual. Isso aí vai depender, lógico, de muitos dias ainda até que ele tenha condições de poder ter uma noção completa da marcha, também que ele deve ser submetido aos controles externos ou não. Então, existe um processo ainda inflamatório em decorrência do quadro que foi a cirurgia que ele foi submetido. Então, é uma recuperação gradual, não é algo que saia do 8 para o 80.

Estive na UTI, até o local que ele está. Ao mesmo tempo, está fazendo fisioterapia respiratória, também está sendo feita uma manipulação nos membros, ele tem reação e movimento em todos os quatro membros. Mas, além de extubado que foi, já controla 100% sua respiração, ele também tem um processo que precisa de ser cuidado já que a cirurgia foi uma cirurgia que havia um grande hematoma, então em decorrência disso tem-se um processo inflamatório no cérebro, e o resultado pela tomografia tem sido extremamente, vamos dizer, otimista já que ele não teve mais sangramento, e aquele resíduo que ficou permanece até agora, ou seja, não tem nenhuma evolução do sangramento. Então, é um quadro que apresenta melhoras a cada dia que passa.

A idade do Iris e em um curto espaço de tempo já está extubado e movimentando, e quando ele volta a falar sempre queixa da vontade de poder sair dali, lógico que ele hoje está colhendo aquilo que durante uma vida toda ele foi, ele sempre foi uma pessoa muito regrada em termos de horário para atividade física, alimentação, então isso dá um diferencial a ele neste momento que foi acometido por esse AVC.

Ainda não está conversando, neste momento ele recebe uma alimentação por sonda, não se força ele a falar de maneira alguma, porque temos que fazer que ele tenha a continuidade do repouso para que o processo inflamatório regrida. Não é esse passo assim tão acelerado, é um passo lento e gradual a toda pessoa que é submetida a uma cirurgia com hematoma do tamanho que teve.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo