Notícias

Editorial do Diário de Aparecida: Enchentes

Desde de sexta-feira, 12, as fortes chuvas estão tomando conta de todo o Estado. Só em Goiânia e região metropolitana, em alguns pontos chegou a ter precipitações de 40mm. E a previsão é que o tempo permaneça assim durante todo este fim de semana.

Um dos problemas urbanos mais dramáticos na vida de muitas pessoas que habitam as cidades é a ocorrência de enchentes, que provocam estragos que envolvem perdas materiais e, em alguns casos, até de vidas. Mas as causas mais comuns das enchentes nas cidades estão relacionadas com os efeitos nocivos de algumas práticas humanas sobre o meio ambiente. 

A primeira delas é a poluição excessiva, que entope bueiros e galerias construídas para reter e impedir o acúmulo de água das chuvas nas ruas. Essa poluição também aumenta o volume dos rios e faz com que eles inundem uma área maior do que o normal. Outra prática humana responsável pelas enchentes é o desmatamento, principalmente em áreas localizadas nas proximidades das margens de um rio. Essa vegetação é responsável por “segurar” as águas que se expandem ou reduzir a sua velocidade.

Se você estiver fora de casa e for surpreendido por um temporal, o ideal é esperar a chuva passar para se locomover, mas se não puder esperar, mude o trajeto. Se você conhece bem a região, procure transitar por vias que sabe não haver risco de alagamento e enchentes. Mantenha a calma e em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros, no número 193, ou acione a Defesa Civil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo