Terça, 18 de Maio de 2021
18 de Maio de 2021
Publicidade

Feriado de Ano Novo: saiba o funcionamento dos órgãos estaduais

Nesta quinta-feira (30/12) é ponto facultativo nas repartições estaduais, com exceção de órgãos que, por sua natureza ou em razão do interesse público, desenvolvem atividades indispensáveis como unidades de saúde, forças policias, entre outros. O expediente retorna no dia 04 de janeiro de 2021.

Com a proximidade do feriado de Ano Novo, comemorado no dia 1º de janeiro, a Secretaria de Estado da Casa Civil relembra que nesta quinta-feira (31/12) será ponto facultativo em vários órgãos da administração estadual. A medida foi determinada pelo governador Ronaldo Caiado e publicada no Suplemento do Diário Oficial do Estado no dia 8 de dezembro.

Com isso, a maioria das repartições públicas estaduais não funcionará entre os dias 31 de dezembro e 03 de janeiro. O expediente retorna no dia 04 de janeiro de 2021.

O ponto facultativo não se aplica aos órgãos que, por sua natureza ou em razão do interesse público, desenvolvam atividades indispensáveis como, por exemplo, unidades de saúde, de policiamento civil e militar, de bombeiro militar, arrecadação, fiscalização e Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão Vapt Vupt.

As agências do Detran-GO e do Procon-GO permanecerão fechadas em Goiânia. Na segunda-feira (04/01), o atendimento será realizado normalmente dentro do horário habitual de cada unidade.

Vapt Vupt

As unidades Vapt Vupt localizadas na capital e no interior vão funcionar em horário especial nesta quinta-feira (30/12). De acordo com o cronograma, 58 agências da rede vão realizar atendimento das 8h às 13h.

São elas: Praça Cívica, Campinas, Praça da Bíblia e shoppings Araguaia, Mangalô, Lozandes, Cidade Jardim, Passeio das Águas e Buena Vista, em Goiânia; Garavelo, Shopping Buriti e Aparecida Shopping, em Aparecida de Goiânia; Anápolis Sul e Anashopping, em Anápolis; Centro e Maysa, em Trindade; e Centro e Jardim Ingá, em Luziânia.

Nas demais unidades do interior, vão funcionar em horário especial nesta quinta-feira, as unidades dos municípios de Águas Lindas, Campos Belos, Caldas Novas, Catalão, Ceres, Cidade de Goiás, Cristalina, Formosa, Goianésia,  Goianira, Goiatuba, Itaberaí, Itapuranga, Itapaci, Itumbiara,  Iporá, Inhumas, Jataí, Jaraguá,  Minaçú, Morrinhos, Mineiros,  Palmeiras de Goiás,  Planaltina, Porangatu, Posse, Pires do Rio, Piracanjuba, Pirenópolis, Quirinópolis, Santo Antônio do Descoberto, Santa Helena de Goiás, Rio Verde,  Rubiataba, Senador Canedo e Valparaíso de Goiás.

No sábado (02/01), não terá atendimento nas agências que funcionam durante finais de semana, com as de Goiânia e Aparecida de Goiânia.

Doação de sangue

Com o estoque em baixa, o Governo de Goiás reforça o pedido de doação de sangue neste final de ano. As unidades da Hemorrede Pública terão funcionamento especial em Goiânia e no interior. Nesta quinta-feira (31/12), haverá expediente no ambulatório e coleta do Hemocentro das 8h às 12h. Neste período, as doações de sangue serão realizadas. Os setores de Laboratório e de Distribuição de Hemocomponentes funcionarão normalmente, de forma ininterrupta. Os atendimentos vão ser retomados na segunda-feira (04/01).

Já o Banco de Sangue do Hugol não fará captações no dia 1º de janeiro, retornando ao horário normal de funcionamento no sábado (02/01), das 7h às 12h.

Saúde

Os hospitais da rede pública estadual funcionam em regime de plantão neste feriado de Ano Novo (30 e 31). A assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) será realizada normalmente nos setores de urgência e emergência, com a área administrativa atendendo em regime escalonado.

Estarão em funcionamento os setores de urgência e emergência das unidades estaduais: o Hospital da Região Noroeste de Goiânia (Hugol), Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), Hospital de Doenças Tropicais (HDT), Materno-Infantil (HMI) e Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, localizados em Goiânia. E no interior: Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa); Hospital da Região Sudoeste (Hurso), em Santa Helena de Goiás; Hospital Estadual de Anápolis (Huana); Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin); Hospital Ernestina Lopes Jaime, em Pirenópolis; e o Hospital Estadual de Jaraguá (Heja).

Também na capital, o Hospital Geral de Goiânia (HGG) e o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) manterão normalmente os procedimentos e os atendimentos dos pacientes internados. O Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead) retornará os serviços na segunda-feira (04/01), assim como o ambulatório de consultas e a farmácia ambulatorial do HDT.

Ainda em Goiânia, o Hospital de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS) funcionará normalmente, para atendimento aos pacientes que residem no local, e o Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic) estará fechado durante todo o feriado. As atividades administrativas retornam na segunda-feira (04/01).

Hospitais de Campanha

Os Hospitais de Campanha (HCamps), unidades referência para assistência de casos confirmados e suspeitos de Covid-19 do Governo de Goiás, não sofrerão alterações no atendimento durante o feriado. Os HCamps de Goiânia, Luziânia, Formosa, Jataí, São Luís de Montes Belos, Itumbiara e Porangatu funcionarão todos os dias, sem interrupção da assistência.
O Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) também funcionará normalmente para o recebimento de amostras de exames, especialmente para Covid-19.

Outros serviços

A Central de Orientação sobre o coronavírus (Cori) não funcionará durante o feriado e retornará os atendimentos na segunda-feira (04/01), das 7h às 19h, por meio do telefone 3201-9300 ou pelo chatbot Vitória, que utiliza inteligência artificial e está disponível no hotsite http://www.saude.go.gov.br/coronavirus. Também a Central Estadual de Medicamentos de Alto Custo (Cemac) Juarez Barbosa não abre no feriado e retorna na segunda-feira.

O Centro de Informação Toxicológica (CIT) permanece em plantão 24 horas. O Disque Intoxicação 0800 646 4350 repassa aos profissionais de saúde e público em geral orientações sobre intoxicações, envenenamentos e acidentes com animais peçonhentos.

Já o Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq) Professor Jamil Issy, em Aparecida de Goiânia, terá o atendimento administrativo e ambulatorial encerrado no dia 30 de dezembro, com retorno na segunda-feira, a partir das 7h. O atendimento aos pacientes internados será realizado em regime de plantão.

Gerência de Transplantes de Goiás funcionará em regime de plantão, pelo telefone (62) 3201-6722, para atender os casos de urgências para notificação, captação e distribuição de órgãos.

Secretaria da Casa Civil – Governo de Goiás

Compartilhe este post: