Notícias

Ferramenta interativa que orienta estudos durante o isolamento social é lançada pela SME

Para ter acesso ao Chatbot basta adicionar o número (62) 9106-9980 como contato no aplicativo de mensagem

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), lança nesta segunda-feira (13) o Chatbot SME. A ferramenta digital interativa que visa orientar alunos, pais e responsáveis a manter uma rotina de estudos durante o período de isolamento social.

O aplicativo é destinado a pais e responsáveis de educandos matriculados na Rede Municipal de Ensino e disponibilizado gratuitamente por meio de WhatsApp e antecede o lançamento do projeto Conexão Escola. Para ter acesso ao Chatbot basta adicionar o número (62) 9106-9980 como contato no aplicativo de mensagem.

O Chatbot SME é uma ferramenta digital elaborada a partir de algoritmos complexos de Inteligência artificial ou aprendizagem automática. São perguntas e respostas que podem ser feitas de forma rápida e prática por meio de questionários previamente programados. A ferramenta simula um ser humano na conversação com as pessoas e nas trocas de mensagens. Trata-se de solução de atendimento por assistente virtual que interage com o aluno 24 horas por dia, de forma efetiva.

O objetivo é interagir virtualmente para comunicar e responder aos anseios sobre determinados assuntos. Inicialmente, serão disponibilizadas orientações sobre como proceder neste período de isolamento social em relação às rotinas de estudo online. A proposta é disponibilizar orientações e sugestões de portais (sites), além de materiais alternativos para manter a rotina de estudo dos educandos em casa. O conteúdo contempla todas as modalidades de ensino.

O menu apresentado pelo Chatbot inclui explicações sobre a própria ferramenta, orientações de acompanhamento a alunos com necessidades especiais e conteúdo pedagógico, como livros e sugestões de experimentos científicos.  O aplicativo permite compartilhar, então, mensagens de texto, mensagens multimídia, fotos e vídeos. Nesse sentido, o Chatbot SME Goiânia será disponibilizado para uso em WhatsApp.

Conexão Escola

Conforme anunciado na última semana, a SME lança, nos próximos dias, o Projeto Conexão Escola. Seguindo a premissa da Educação Pública de qualidade para todos, a iniciativa traz um portal alimentado com atividades pedagógicas complementares para todas as modalidades alimentado diariamente. Democraticamente, o conteúdo será adaptado à linguagem televisiva para reprodução em canais abertos parceiros, de modo a até atender os alunos sem acesso à internet.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo