Aparecida

Fila de idosos acima de 70 anos paralisa em dois pontos de vacinação em frente a prefeitura de Aparecida

Da Redação

Dois dias de longas filas de veículos puderam ser vistas em frente à Cidade Administrativa na quinta, 4, e sexta-feira, 5, último. Era a ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida que oferecia a vacinação contra a Covid-19 aos idosos acima de 70 anos por meio do Drive Thru, sem agendamento, ou por agendamento por meio do aplicativo “Saúde Aparecida”.

A cidade que deveria ser espelho aos próximos municípios por ser a primeira em Goiás a iniciar a vacina para pessoas acima dos 70 anos de idade, tão logo expôs os aparecidenses ao problema de logística e ordenação. O estresse e o medo de acabar as doses tomou conta da população, que segundo relatos, chegou a permanecer até seis horas na fila. 

A pasta salientou ao Diário de Aparecida que o tempo de espera é normal por conta da alta demanda em busca da vacina, que as filas foram organizadas pelos agentes de trânsito e que nos dois dias foram distribuídas senhas com a quantidade de doses disponíveis nos drives da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades.   

Ao todo, na quinta-feira, 4, foram imunizados 2 mil idosos nos dois drives e para sexta-feira, 5, foram liberadas apenas 450 senhas para a cidade administrativa e 300 para o Centro de Especialidades, menos da metade que as doses do dia anterior.

Segundo testemunhas, a fila que adentrou ao Polo Empresarial perfez média de 7 quilômetros. Para o controle das mais de 2.500 vacinas recebidas pelo município para serem aplicadas como 1ª dose aos acima de 70 anos, a secretaria recorreu à distribuição das senhas, o que culminou na decepção por parte dos idosos que aguardavam e levou a diminuição da fila no fim da tarde de sexta-feira.   

A informação passada é que as vacinas acabaram nos dois postos de drive-thrus e as doses foram armazenadas na Central de Imunização da SMS e serão usadas na vacinação das Unidades Básicas de Saúde dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico e Bairro Cardoso, por meio de agendamento que pode ser feito pelo site da prefeitura de Aparecida – aparecida.go.gov.br ou pelo aplicativo Saúde Aparecida.

De acordo com o censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa, acima de 60 anos, de Aparecida, é de cerca de 27.624 pessoas.

Foto: Reprodução / TV Anhanguera

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo