AparecidaBrasilNotícias
Tendência

Casos de feminicídio tem redução de 31% no primeiro trimestre de 2024 em Goiás

Governo aponta que já são 100 dias sem registros

De acordo com os dados divulgados pelo Batalhão Maria da Penha da Polícia Militar de Goiás (PMGO) e a Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), as taxas de feminicídio no estado tiveram redução de 31%, apenas no primeiro trimestre de 2024.

O levantamento da SSP-GO aponta que, nos primeiros três meses do ano passado, houve 13 casos registrados; este ano, foram 9. A capital, Goiânia, completa 100 dias sem nenhum registro.

Segundo a comandante do Batalhão, Major Dyrlene Seixas Santana, os novos dados seriam graças ao investimento do Governo de Goiás em capacitação, como o terceiro curso operacional Maria da Penha, além dos mais de 50 mil acompanhamentos de medidas protetivas feitos nos primeiros três meses de 2024.

“É um trabalho integrado das forças de segurança, em especial as especializadas, o Batalhão Maria da Penha, as Deams, o Ministério Público, o Judiciário e a imprensa fazendo a divulgação”, destacou o secretário da SSP-GO, Renato Brum.

A autoridade relatou também que além do feminicídio, os crimes letais intencionais (CVLI) também registraram redução de janeiro a março deste ano. Homícidios dolosos, por exemplo, apresentaram recuo de 24%.

Dados do Observatório de Segurança Pública indicam que, neste mesmo período, foram cumpridos 2.258 mandados de prisão e apreensão, sendo verificados 274.383 veículos, com um resultado de 974 automóveis recuperados.

A atuação conjunta das polícias Civil e Militar resultou em 7.352 prisões em flagrante, desarticulação de 69 quadrilhas, apreensão de 1.158 armas de fogo e recaptura de 1.911 foragidos da justiça. As abordagens a pessoas somaram 401.562 registros.

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo