Estilo de vida
Tendência

Frutas e legumes auxiliam na hidratação dos pets

Cardápio com alimentos como, cenoura, chuchu e abobrinha são aliados na absorção de nutrientes; confira dicas sobre rotina alimentar cães e gatos

O verão é a época em que os pets mais devem consumir água, seja para manter a qualidade de vida ou para a hidratação – que merece atenção redobrada nesse período. As altas temperaturas, nos primeiros meses do ano, podem ser amenizadas com a oferta adequada de alimentos que favorecem a absorção de líquidos pelo organismo do animal.

Legumes como abobrinha, chuchu e a cenoura possuem, em sua composição, alta incidência de água, baixo valor calórico e com a presença de diferentes vitaminas, como:

  • Vitamina A: estimula o crescimento e bom desenvolvimento do pet e é encontrada, em abundância, na cenoura;
  • B3: presente na abobrinha, que beneficia o metabolismo dos cachorros;
  • Fibras: nutriente que faz parte da composição do chuchu e favorece o bom funcionamento do sistema digestivo dos pets.

Em relação a alimentação dos bichos, existem empresas que desenvolvem cardápios observando as necessidades nutricionais de cães e gatos em diferentes aspectos, como raça, porte, idade e orientações do veterinário. O Chef Bob, indústria do segmento pet, se destaca no meio, pois possui mais de 1,5 mil receitas naturais para alimentação de pets utilizando ingredientes naturais, minimamente processados, que seguem orientações de profissionais da área e possibilitam a hidratação dos amigos de quatro patas.

Segundo Thiago Gonçalves, head fabril da empresa, os cardápios oferecidos contemplam alimentos com alta incidência de água e que são aliados de cães e gatos durante a época mais quente do ano. “Nossos menus priorizam determinados alimentos, como os legumes, que combinados com outros ingredientes criam refeições saborosas e de consistência mais úmida”, comenta.

Além da alimentação, é necessário que o tutor deixe recipientes de água ao alcance do animal, mas não muito próximo de onde o pet costuma se alimentar. O ideal é manter distância razoável para que o bicho não desloque o pote e, acidentalmente, molhe a refeição.

As frutas são vilãs na alimentação dos pets?

“Os dias mais quentes são ideais para o consumo de frutas com alto teor de água. Além de opções mais saudáveis em relação ao valor calórico, contam com uma série de benefícios ao organismo humano e também dos pets”, explica Rachel Mosna, médica veterinária do Chef Bob.

Entre boas opções para os pets estão: melão, melancia, manga e polpa de coco verde .O responsável pelo pet deve remover toda a casca e sementes que a fruta possui, principalmente em relação à manga. Eles podem consumir os alimentos em sua temperatura natural ou um pouco gelada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo