Notícias

Festival Italiano de Nova Veneza começa nesta quinta-feira (4) e vai até domingo (7)

A festividade gastronômica é considerada a maior do Estado de Goiás.

Foto: Divulgação

Nova Veneza sedia a 16ª edição do Festival Italiano a partir desta quinta-feira (4/8). A abertura está prevista para acontecer às 19h e o evento vai até o próximo domingo (7/8). A festividade gastronômica é considerada a maior do Estado, e o evento recebeu patrocínio de cerca de R$ 527 mil da Enel Distribuição Goiás, por meio do Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Goyazes da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e tem o objetivo de superar 100 mil visitantes com uma programação com muita música típica, pratos da culinária italiana e com apresentações artísticas.

O show do cantor Sérgio Reis, é um dos destaques do festival. A apresentação do cantor é gratuita nesta quinta-feira (4/8), às 22h, na Praça Matriz da cidade. Sergio Reis vai sacudir a primeira noite do festival com seus grandes sucessos.

Cerca de 30 estandes oferecerão de massas como, nhoque, polenta frita, macarrão e lasanha. A cantina oficial do evento terá 45 cozinheiras na preparação de cerca de 20 mil porções do cardápio. Serão feitos mais de cinco toneladas de macarrão, três mil toneladas de molho, 4,5 mil de carne e meia tonelada de farinha de fubá.

Estão previstas apresentações de dança típica do Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro, da cidade homônima de Nova Veneza, em Santa Catarina; do músico acordeonista Ricardo Tucci, que interpreta músicas em italiano, além do grupo Os Tenores do Brasil e do cantor Valdir Amaral, que trazem no seu repertório músicas italianas.

O tema do Festival Italiano desta ano é “Uma boa massa, bom vinho e, claro, uma boa companhia”. É realizado pela Prefeitura de Nova Veneza, com correalização do Sesc/GO e com apoio da Câmara Municipal de Nova Veneza, Governo de Goiás, Secretaria de Estado da Cultura e Enel Distribuição Goiás. Para os organizadores, a mensagem principal desta edição é a de integração das culturas italiana e goiana,  e também para divulgar Nova Veneza para todo o Brasil.

Confira a programação:

04 de agosto
19h – Santa Missa na Igreja da Matriz de Nossa Sra Do Carmo
19h – Abertura da Cantina da Nonna – Praça da Matriz
20h30 – Abertura oficial no palco principal
21h – Apresentações culturais, musicais e artísticas locais
22h – SESC/Show com Sérgio Reis
02h – Encerramento

05 de agosto
19h- Jantar na Cantina da Nonna – Praça da Matriz
20h- Apresentações culturais, musicais e artísticas locais: Grupo Folclórico ítalo-Brasileiro de SC
22h – Show com os Tenores do Brasil (SP)
02h – Encerramento

06 de agosto
06h – Passeio Ciclístico: café da manhã (saída ao lado do palco às 07h)
12h – Almoço na Cantina da Nonna – Praça da Matriz
12h – Show com Ricardo Tucci/ Apresentações culturais, musicais e artísticas locais/ Apresentação com o Grupo Folclórico ítalo-brasileiro de SC.
13h – Campeonato de Bocha (classificatórias)
Local: Clube Recreativo de Nova Veneza
19h – Jantar na Contino da Nonna – Praça da Matriz
19h – Apresentações culturais, musicais e artísticas locais/ Apresentação com o Grupo Folclórico ítalo-brasileiro de SC
21h – Carnavale Di Venezia – Baile de Máscaras: Show com Anna Paula.
03h – Encerramento

07 de agosto
09h – Campeonato de Bocha (semifinais e finais) Local: Clube Recreativo de Nova Veneza (Premiação no palco principal na Praça da Matriz)
10h – Torneio de Cipó
Local: Ao lado da Cantina da Nonna
11h – Almoço na Cantina da Nonna – Praça da Matriz
11h – Apresentação com o Grupo Folclórico ítalo-brasileiro de SC/ Apresentações culturais, musicais e artísticas locais
14h – Show com Waldir Amaral
18h – Encerramento: Tradicional Panelaço

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo