Esporte

Futebol brasileiro conhece seu campeão nesta quinta-feira

Muitos desportistas pregam que o futebol brasileiro adote o calendário europeu, onde os campeonatos nacionais começam num ano e se encerra no outro. De certa forma estamos vivenciando isso. Hoje, 25 de fevereiro de 2021, teremos o encerramento do Campeonato Brasileiro de 2020. Não se tem notícia de quando isso ocorreu em terras tupiniquins. De certa forma paira um alivio no ar pela finalização do certame, pois quando do início muitas incertezas pairavam, e logo na primeira rodada tivemos um prenuncio nada animador. Um surto de Covid-19 atingiu vários atletas do Goiás, que enfrentaria o São Paulo na oportunidade.

Após o acontecimento, os organizadores foram se adaptando à nova realidade e protocolos foram sendo implementados com o campeonato já em andamento. Mas enfim, mesmo diante de todas as dificuldades impostas pela Pandemia (falta de público, testagem quase que diária, jogos com qualidade abaixo do normal etc), chegamos ao final.

E que final! Após termos várias equipes comandando a dianteira da tabela (Atlético/MG, São Paulo, Vasco e Internacional/RS), chegamos a última rodada com um líder “novo”, o Flamengo que antes nunca havia assumido a ponta do campeonato.    

Mais do que isso a equipe rubro-negra que tenta seu segundo título seguido, pois conquistara o último Brasileirão digamos “normal” em 2019, não começara bem o atual certame e mesmo após a metade da competição não se encontrava bem. Engatou uma sequência de bons resultados, e contou com o tropeço de seus principais concorrentes, como por exemplo a derrota do líder Internacional por 2 a 1, em casa na trigésima quinta rodada, para o Sport de Recife. Todos os prognósticos apontavam resultado totalmente contrário.

Disputas

Em um campeonato de pontos corridos normalmente muitas definições acontecem antes da rodada final, e no Brasileirão 2020, isso foi seguido à risca. Praticamente já temos todos os times rebaixados definidos, só um milagre salva o Vasco da Gama. Quem representarão o futebol nacional nas competições continentais (Libertadores e Sul-Americana), também já estão encaminhados, mas falta exatamente o principal, a cereja do bolo; o título.

Nesse quesito apenas dois times estão no páreo, Flamengo e Internacional. O time carioca chega com a vantagem de dois pontos (71 a 69), dianteira essa conseguida justamente no confronto direto entre a duas agremiações no último domingo, 24. O Flamengo enfrenta o São Paulo na casa do adversário, em contrapartida o Internacional encara o Corinthians em Porto Alegre/RS.

As partidas ocorrem simultaneamente hoje, a partir das 21h30. Antes mesmo da finalização do dia de hoje, conheceremos o novo campeão brasileiro. Uma torcida acostumada em gritar “é campeão” a do Flamengo, pode mais uma vez continuar o seu ritual de títulos. Mas do outro lado, uma torcida que não sabe o gostinho da conquista do Brasileirão desde 1979, que é o caso da torcida colorada. A conferir.

Por Júnior Schumacher

Foto: Divulgação/Internet

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo