Política

Gestão de Caiado alcança a aprovação de 61,6%, aponta pesquisa Brasmarket

Levantamento confirma dados já mostrados em outras apurações e mostra que o governador tem aprovação ainda maior entre as mulheres

Da Redação

A gestão do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) à frente do governo de Goiás é aprovada por seis em cada 10 eleitores goianos. Os números são da pesquisa do Instituto Brasmarket, realizada com 800 eleitores entre os dias 9 e 13 de maio, e reforçam os dados do levantamento do Instituto Exata OP há uma semana, que situou Caiado como um dos três governadores mais bem avaliados do país.

Questionados se aprovam ou desaprovam a administração do governador Ronaldo Caiado, 61,1% dos entrevistados responderam positivamente, enquanto 29,8% desaprovam a atual gestão estadual e outros 8,3% nem aprovam nem desaprovam. Os que não sabem ou não responderam somam 0,4%.

Os números confirmam pesquisas anteriores, de outros institutos, sempre situando a avaliação da gestão de Caiado entre 55% e 65%. O Exata OP, por exemplo, apurou um percentual favorável superior a 59% para o governador goiano.

Quando estratificado somente o eleitorado feminino, a aprovação do governo de Ronaldo Caiado é ainda maior: de 65,6%. Entre os homens, a aprovação é de 57,5%. A margem de erro da pesquisa é de 3,4 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Em outra modalidade da pesquisa, os entrevistados avaliaram a gestão estadual como ótima, boa, regular, ruim ou péssima. A soma das avaliações positivas (ótima ou boa) é de 44,9%, sendo 10,3% de ‘ótima’ e 34,6% de ‘boa’.

O levantamento revela ainda que 33,5% dos entrevistados julgam a administração estadual como ‘regular’. Já a soma das menções negativas é de 21,4% pontos, 23,5 pontos porcentuais inferior à positiva. Portanto, os que aprovam a gestão do governador Ronaldo Caiado são mais que o dobro dos que reprovam.

É conceito consolidado entre os cientistas políticos que a reeleição torna-se viável e quase uma certeza a partir de 40% de aprovação do governante. No caso de Caiado, a sua candidatura tem o favoritismo exatamente porque, na confrontação direta entre aprovação e desaprovação, ela passa dos 61%, e na avaliação ótimo/bom/regular/ruim/péssimo, chega a mais a praticamente 45% Caso incluído o regular, alcança quase 80%.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo