Editorial

MAKTUB

Este é o índice que o governador Ronaldo Caiado alcançou na pesquisa Serpes/O Popular divulgada no domingo (21). Os números correspondem a 63% dos votos válidos e apontam para a reeleição ainda no 1º turno, já que os seus adversários não experimentam nenhum crescimento significativo – confirmando a visão de que a eleição em curso em Goiás é marcada por um desequilíbrio muito grande quanto à qualidade e peso dos concorrentes.

Caiado, como reconheceu um dos seus adversários, o ex-prefeito Gustavo Mendanha, é um gigante. Não só mantém os votos que teve em 2018, quando também venceu no 1º turno, como aumentou esse capital e está perto de chegar a ser o 1º governador a ser eleito com mais de 2 milhões de votos.

O Serpes comprovou que Mendanha e Vitor Hugo meteram-se em uma aventura para a qual não possuíam estatura. São pigmeus políticos. Para piorar, na próxima sexta,26, começa o horário gratuito de propaganda eleitoral no rádio e na televisão, último cartucho para os candidatos que estão atrás. Mas Caiado terá a metade do tempo, enquanto os oponentes terão que se contentar com segundos de exposição.

O pleito, portanto, está definido. Não há novidade ou milagre capaz de modificar a irreversibilidade da recondução de Caiado a mais um mandato como inquilino do Palácio das Esmeraldas. Como diriam os árabes, maktub. Ou seja: está escrito.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo