Notícias

Número de notificações na Capital é 60% menor em 2021 que o mesmo período do ano passado

Em 2021, 3.232 casos confirmados da doença foram registrados nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia. Segundo o titular da Gerência de Controle de População Animal, Izaías de Araújo, mesmo com as limitações impostas pela pandemia, as ações de fiscalização e combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti não cessaram. Só este ano, 12% dos imóveis abandonados abertos por fiscais foram autuados por servirem de criadouros do transmissor.

O número de notificações registradas em 2021 é 60% menor que o do mesmo período em 2020, mas isso não significa que a doença recuou. Izaías de Araújo acredita na existência de uma subnotificação devido à pandemia. “Acreditamos que possa ter mais casos do que está sendo notificado, já que as pessoas estão evitando ir, por qualquer sintoma, às unidades de saúde, a fim de evitar o risco de se infectar com o coronavírus”, declarou o gerente.

Segundo ele, apesar de em 2020 as visitas terem sido restritas a orientações por parte dos fiscais nos limites dos portões das casas, este ano as visitas aos quintais retornaram. Do mesmo modo, são adquiridas liminares para que os imóveis em que não é possível identificar o proprietário sejam abertos – só em 2021, mais de 100 imóveis abandonados foram abertos.

“A equipe que abre o imóvel, com a ajuda de um chaveiro, é acompanhada de um fiscal de saúde pública. As encontradas são relatadas e, através do cadastro imobiliário, identifica-se o responsável ou proprietário do imóvel, que é notificado e autuado, dependendo da situação”, explica Izaías.

O gerente de Controle de População Animal da SMS ainda pede à população que, durante esse período, a atenção seja redobrada, uma vez que foi percebido um descuido por boa parte das pessoas, que deixam água parada e, com isso, são criados novos focos de proliferação dentro das casas.

“Muita gente, mesmo com a permanência de boa parte do tempo em casa, não se atentou aos cuidados necessários à proliferação do mosquito. Neste momento, especialmente com o fim das chuvas, é necessária uma maior participação da população. Cubram as caixas d’água, tratem a piscina, cuidem bem dos bebedouros dos animais, lavando os potes e substituindo a água e evitem manter a água acumulada e estagnada. Esses locais podem servir de criadouro para o mosquito. Esses cuidados vão ajudar significativamente na redução da proliferação do mosquito no nosso município”, enfatizou o gerente. (E.M.)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo