Notícias

Goiânia garante leitos exclusivos de Covid-19 para população

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continua garantindo a assistência hospitalar para pacientes que precisam de leitos específicos para o tratamento da Covid-19. Atualmente, o município dispõe de 360 leitos, sendo 224 de UTI e 136 para enfermaria. Desde o último sábado (20/2), foram abertos mais 15 leitos. Os leitos são abertos de acordo com a demanda de atendimento.

Com o aumento dos casos, o município tem capacidade de retornar aos 478 leitos destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19, como aconteceu no pico da doença em 2020. Desde o começo da pandemia em março de 2020, nenhum paciente aguardou mais de 24h por um leito.

Caso o paciente tenha uma comorbidade específica e precise de um leito para a Covid-19, este receberá tratamento de acordo com a sua demanda em uma unidade específica e receberá assistência hospitalar em leitos próprios como cardiopatia, gastropatia e outras ocorrências.

Vagas para o estado

Goiânia vem garantindo também auxílio ao estado com 45% dos leitos ocupados no município por pacientes de cidades no interior de Goiás. Em reunião da Comissão Intergestores Bipartites (CIB), foi decidido que as vagas de UTI para a Covid-19 seriam cedidas para o estado principalmente para pacientes com o novo coronavírus e que possuem comorbidades, como cardiopatias e problemas, além de grávidas.

A Comissão é uma instância colegiada de articulação, negociação, pactuação consensual entre o gestor estadual e os gestores municipais, e de caráter deliberativo para definição dos aspectos operacionais e de regulamentação das políticas públicas de saúde e das regras de gestão compartilhada, propiciando um espaço para o fortalecimento da governança do Sistema Único de Saúde – SUS, no Estado de Goiás.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo