Notícias

Goiânia intensifica vacinação contra febre amarela devido ao risco de ocorrência em pessoas não vacinadas

Da Redação

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) reforça a importância da vacinação contra febre amarela por conta do elevado risco de contaminação de pessoas não vacinadas. Nas próximas quinta-feira (25) e sexta-feira (26), a SMS realizará um drive-thru em parceria com a UFG e o Centro de Treinamento – Vila Nova das 08 às 17h, onde serão oferecidas de febre amarela e as vacinas Oral Poliomielite (VOP). A ação também acontece no Parque Vaca Brava na quinta-feira (25) no mesmo horário.

A necessidade de vacinação se acentua ainda mais, pois a Diretoria de Vigilância e Controle de Zoonoses da SMS já confirmou até o presente momento oito casos positivos de Febre Amarela em macacos.

Os animais foram encontrados em quatro distritos sanitários da capital. Confira as datas e locais de onde os macacos foram encontrados:

Distrito Oeste

Residencial Montes Pascoal- 2 macacos

Chácaras São Joaquim – 1 macaco

Distrito Sudoeste

Jardim Lisboa – 01 macaco

Chácara 5 Village Santa Rita – 01 Macaco

Distrito Leste

Jardim Paris – 02 macacos

Campinas Centro

Setor Universitário – 01 macaco

Além destes, no meses de setembro e outubro foram confirmados casos positivos de febre amarela em macacos nos municípios de Abadia de Goiás (1), Aparecida de Goiânia (2) e Aragoiânia (2).

Os macacos não são transmissores, mas sentinelas da circulação do vírus causador da doença. A morte desses animais precedem a ocorrência da doença em humanos, daí a importância da intensificação da vacina nas regiões com circulação confirmada do vírus e regiões adjacentes.

Devido a atual situação, a SMS intensificou a vacinação no município de Goiânia com o objetivo de garantir a proteção da população contra a doença, reduzindo o risco de óbitos e surtos, além do risco da reurbanização da transmissão que é feita pelo mosquito Aedes aegypti.

O último óbito por febre amarela em humanos em Goiânia foi registrado em 2016, caso sem história de viagem para regiões de matas.

A dose da febre amarela é indicada para quem tem entre 9 meses de 59 anos. Mas por não se tratar de uma vacinação extra/indiscriminada, é preciso que a pessoa leve o cartão de vacinas para ver se realmente necessita se imunizado. Já a vacina contra a poliomielite é destinada à crianças de 12 meses a menores de 5 anos.

As vacinas também estão disponíveis nas 81 salas de vacinação da SMS, para conferir a lista destas salas é só acessar o site da SMS, através do link: https://saude.goiania.go.gov.br/_servicos/salas-de-vacina-em-goiania-2/.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo