Notícias

Goiânia já registra 1435 casos de infecção pelo novo coronavírus

Goiânia já registrou 1435 casos de infecção pelo novo agente do coronavírus, segundo o Informe Epidemiológico divulgado ontem (25) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ainda conforme o relatório, 527 pacientes já se recuperaram totalmente da doença. O documento aponta também 42 óbitos de pacientes residentes da capital.

O novo Informe Epidemiológico confirma ainda que a maioria dos casos está concentrada em jovens e adultos com idades entre 20 e 39 anos (43%) e 40 e 49 anos (35%). Dos 159 pacientes internados pela doença na capital, 106 necessitaram de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Os sintomas mais comuns informados pelos 655 pacientes com investigação epidemiológica concluída são tosse (59%), febre (53%), desconforto respiratório (32%), dor de garganta (31%) e diarréia (31%).

Com o número de casos aumentando diariamente, a SMS reforça a importância das ações de prevenção. “As pessoas precisam evitar aglomerações, lavar as mãos com frequência e utilizar álcool em gel”, destaca o superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Yves Mauro Ternes.

Ações de enfrentamento

Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Goiânia tem promovido ações para conter o avanço do novo coronavírus. No dia 13 de março deste ano o município decretou situação de Emergência em Saúde Pública. Em seguida, suspendeu as atividades com aglomeração de pessoas e o calendário letivo.

O município instalou ainda o Gabinete de Gestão de Crise COVID-19 e preparou a Maternidade Municipal Célia Câmara para receber pacientes infectados pelo novo coronavírus. Além disso, o governo municipal iniciou um trabalho de fiscalização e determinou o escalonamento de horários para o início de expediente comercial.

A gestão também facilitou o acesso de todas as informações de enfrentamento da doença e melhorou a experiência digital dos cidadãos que buscam por atualizações sobre a situação da pandemia. Na semana passada, inclusive, Goiânia atingiu a segunda melhor avaliação do país em transparência na divulgação dos contratos emergenciais feitos nesse período.

O ranking da Transparência Internacional analisou os sites, as redes sociais e os portais dos governos de todos os 26 estados e do Distrito Federal e de todas as 27 capitais. Goiânia atingiu o conceito ótimo com 83,54 pontos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo