Saúde

Goiânia realiza primeira testagem para Covid-19 em 2021

Testes de antígeno serão realizados na quarta e quinta-feira (13/1 e 14/1), das 8h às 17h, sem agendamento, nas modalidades drive-thru e pedestre, na região Oeste de Goiânia

O novo secretário de Saúde Goiânia, o médico Durval Pedroso, solicitou empenho à equipe da Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS) na realização da testagem ampliada da população. Com isso, a previsão é que dois mil testes sejam realizados nesta quarta e quinta-feira (13/1 e 14/1), das 8h às 17h, nas modalidades drive-thru e pedestre.

Por apresentar maior número de casos e internações, a região Oeste foi a escolhida para a realização da testagem que ocorrerá na Escola Municipal Lorena Parque, rua Joaquim Freire, 161-31, no setor Lorena Parque.

“Como médico, o secretário Durval Pedroso sabe a importância do teste de antígeno para interromper a cadeia de transmissão do novo coronavírus”, afirma Grécia Pessoni, diretora de Epidemiologia da SMS.

Grécia enfatiza ainda o quanto Goiânia está à frente de outras cidades com esse tipo de testagem. ” O Rio de Janeiro, por exemplo, agora que comprou 10 mil testes de antígenos, nós já realizamos mais de 106 mil”, destaca.

Teste de antígeno
O teste de antígeno é realizado a partir do material coletado no nariz, com swab, espécie de haste flexível. O resultado fica pronto em cerca de 20 minutos. Quem apresentar resultado positivo passará por consulta médica no local da testagem.
Podem fazer o teste pessoas acima de 12 anos de idade que não apresentam sintomas. Sintomáticos devem procurar uma unidade de saúde ou agendar a coleta domiciliar pelos telefones da Central Humanizada de Orientações sobre a Covid-19 (3267-6123 e 98599-0200).

Balanço testagem
Desde o início da testagem ampliada da população, no dia 5 de agosto, Goiânia já testou 106.206 pessoas, sendo que 12.192 tiveram resultado positivo para a Covid-19, o que corresponde a 11,5% do total.  Fonte: Andersom Máximo, da editoria de Defesa do Consumidor

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo