Aparecida

Aulas presenciais serão retomadas em 9 de agosto na rede pública municipal de Aparecida

Com o avanço da cobertura vacinal para profissionais da Educação, as aulas presenciais na rede municipal de Ensino de Aparecida de Goiânia deverão ser retomadas no dia 9 de agosto e com 30% da capacidade, em sistema de rodízio.

A informação foi dada pelo secretário de Educação, professor Divino Gustavo, em entrevista ao Diário de Aparecida. De acordo com ele, as aulas serão realizadas em um sistema híbrido, com uma parte dos alunos em sala de aula, e o restante acompanhando o ensino de forma remota, em rodízio.

Segundo o professor Divino Gustavo, a prioridade será para os alunos que não têm acesso à internet ou que tenham algum tipo de deficiência. “Hoje, a orientação do comitê é de 30% da capacidade de forma de rodízio. Nós achamos mais prudente retornar com aqueles alunos que não tiveram acesso à internet durante este período da pandemia e os estudantes com necessidades especiais também são prioridade em nosso planejamento. O propósito é que ocorra de forma escalonada e híbrida, remota e presencial”, ressaltou ao DA.

O professor Divino explicou que a secretaria de Educação de Aparecida promove cursos de orientação aos colaboradores e que, devido ao avanço da pandemia da Covid-19, a retomada das aulas presenciais teve de ser adiada. “Nossa perspectiva era ter retornado em março, mas com o avanço da pandemia, nós achamos de forma prudente não retomar as atividades presenciais, mas que continuassem no modelo REANP [Regime Especial de Aulas Não Presenciais]. Em abril, maio e junho, acompanhando o comitê municipal, foi deliberado a retomada dos 30%. Então, achamos prudente retornar em agosto, no dia 9, mediante o processo de vacinação dos professores.”

Embora a secretaria de Educação tivesse proporcionado ferramentas para o desenvolvimento das aulas no modelo remoto, o professor Divino reconhece que ainda existe um déficit educacional e por esse motivo ele defende o retorno presencial. “Nosso maior desafio é a retomada. Percebo a dificuldade da qualidade da educação de forma remota, mesmo usando ferramentas. Alunos que não tiveram internet receberam atividades impressas nas unidades escolares. Os professores não mediram esforços para entregar para cada aluno as atividades. Mesmo assim entendemos o déficit de aprendizagem durante este período REANP. Somente o ensino presencial pode sanar essas dificuldades. Estou trabalhando muito para sanar esses déficits de aprendizagens”, defendeu.

Ele pede compreensão de todos nessa retomada. “Vai ser o momento para unir forças, com os gestores, equipe pedagógica, professores, toda comunidade escolar, a família. Isso vai demandar uma dedicação maior. Tem muitos pais que ainda têm medo porque a pandemia ainda não encerrou. Então vamos compreender, orientar. Fazemos palestras periodicamente trabalhando a psicologia escolar, para tentar trabalhar nas famílias com o fim de mostrar que a escola é um ambiente seguro para essa retomada presencial”, salientou.

O secretário de Educação de Aparecida ainda relatou ao DA que todos os professores tomaram a primeira dose, mas ainda não tomaram a segunda. Divino Gustavo destacou que está sendo avaliada a possibilidade de antecipar a aplicação de reforço contra a Covid-19 junto aos profissionais de Educação da cidade. “Os professores já tomaram a primeira dose, nós estamos agora discutindo se podemos dar a segunda dose para que eles possam voltar imunizados, mas lembrando que temos todos os critérios sanitários para o retorno e tomar todos os cuidados com as nossas crianças e com os nossos profissionais”, avaliou professor Divino Gustavo.

Educação encaminha protocolo às escolas para adaptação de estrutura

Desde o ano passado, a Secretaria Municipal de Educação criou uma Comissão para Preparação do Retorno das Aulas Presenciais. A Comissão elaborou um Plano de Contingência que já foi encaminhado às escolas contendo todos os pontos importantes que devem ser observados pelos gestores das unidades de ensino. No plano, há orientações quanto à higienização e também quanto ao uso de todos os espaços da escola, além de determinar quais devem ser os procedimentos durante os turnos de aulas, a fim de que seja evitado o contato físico entre as pessoas.

Atualmente, todas as unidades da Rede Municipal de Educação de Aparecida já possuem material suficiente para o funcionamento das secretarias, que já estão atendendo de forma presencial para o recolhimento das atividades.

Para o retorno das aulas presenciais, a Secretaria Municipal de Educação de Aparecida irá fornecer todos os insumos necessários, tais como álcool em gel e líquido, borrifador, totens, termômetros e dispenser em quantidade necessária, a fim de que a unidade de ensino possa distribuir em todos os espaços de acesso de alunos e servidores. O processo licitatório de aquisição de todo esse material já está em andamento, com previsão de finalizar ainda na primeira quinzena do mês de julho e com condições para que os insumos sejam distribuídos na semana que antecede o início das aulas.

As unidades de ensino dividirão as turmas em pequenos grupos com até 30% da capacidade do ambiente. O ensino será de forma híbrida e os grupos frequentarão em períodos alternados, de maneira que receberão atendimento presencial em parte do tempo escolar, e atendimento por via do Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVAP, criado por iniciativa da SME para dar suporte ao aluno durante as aulas remotas. Além disso, uma vez por semana, os professores da rede farão uma aula on-line, que servirá para prestar auxílio aos alunos na orientação de atividades. (E.M.)

Avanço da vacinação abre caminho para normalizar a Educação em Goiás

A autorização para o retorno das aulas presenciais ocorreu devido decisão do governador Ronaldo Caiado (DEM). A previsão do governador é que a reserva de 30% das vacinas para professores e pessoas com comorbidades vai proporcionar ao estado imunizar toda a classe docente com a segunda dose até o final de julho. “Então, vejo todas as condições de voltarmos. Talvez não 100% da classe, mas acredito que 80% dos professores estarão aptos para irem às salas de aula em agosto”, destaca o governador em entrevista à TV Anhanguera.

O governo suspendeu as aulas presenciais nas redes pública e privada em março do ano passado. As escolas particulares foram autorizadas a voltar a funcionar presencialmente em novembro de 2020, com uma série de medidas sanitárias. Na rede estadual, as atividades foram retomadas de forma parcial em parte das instituições, em janeiro deste ano. Porém, voltaram a ser remotas em março devido ao avanço da Covid-19. (E.M.)

Alunos serão avisados por mensagem quando devem comparecer de forma presencial

As escolas já mantêm um canal de comunicação bastante atuante junto a suas respectivas comunidades escolares. Neste sentido, nos dias antecedentes ao retorno das aulas presenciais, essas unidades darão publicidade aos cronogramas estabelecidos para o retorno, informando os grupos e alunos que deverão participar tanto do retorno presencial, quanto do atendimento remoto. Essa divulgação irá acontecer por diferentes meios, entre eles, com o uso de redes sociais e aplicativos de mensagens.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo