Notícias

Goiânia terá o primeiro tomógrafo em uma unidade de saúde pré-hospitalar

O primeiro aparelho de tomografia computadorizada a funcionar em uma unidade pré-hospitalar, em Goiânia, entra em atividade na próxima segunda-feira (26/4). Por seis meses, o aparelho instalado na Upa Dr Domingos Viggiano (antigo Ciams Jardim América) ajudará no diagnóstico e acompanhamento, pela telemedicina, de pacientes com Covid-19. A capacidade é de 1.500 exames por mês.

O prefeito Rogério Cruz e o secretário de Saúde, Durval Pedroso, farão a entrega oficial do equipamento na segunda-feira (26/4), às 8h. “Por meio do convênio da UFG, que faz o acompanhamento de pacientes pela telemedicina, nós providenciamos esse tomógrafo que, por seis meses, será utilizado no diagnóstico e acompanhamentos de pacientes com Covid-19. Com esse aparelho, os pacientes serão atendidos de forma mais rápida e terão o tratamento mais eficaz”, explica Rogério Cruz.

O secretário Durval Pedroso fala da importância do equipamento na Upa. “A tomografia computadorizada da região torácica do paciente mostra anatomicamente a condição do pulmão dele, possibilitando um diagnóstico mais preciso e um tratamento mais adequado e, no caso desse convênio com a UFG, ainda vai permitir o acompanhamento pela telemedicina. É, sem dúvida, uma melhoria considerável no tratamento de pacientes infectados com as diversas cepas do novo coronavírus”, esclarece.

Entrega de outros equipamentos
No mesmo dia, a Prefeitura entregará à Upa Dr Domingos Viggiano oito Capacetes Helmo, equipamento de respiração assistida que ajuda no tratamento de pessoas com quadros leves ou moderados de Covid-19, evitando a intubação, e 10 respiradores utilizados na intubação de pacientes com dificuldades de respirar.

Serviço
Assunto: Goiânia terá o primeiro tomógrafo em uma unidade de saúde pré-hospitalar
Data: 26 de março de 2021 (segunda-feira)
Horário: 8 horas
Local: UPA Dr Domingos Viggiano (antigo Ciams Jardim América)
Endereço: Praça C 201 Q484 – Bairro Jardim América

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo