Notícias

Goiânia terá Observatório Municipal da Mulher

Centro de dados coletará informações de diversos órgãos municipais e entidades sociais, visando o levantamento da real situação das mulheres goianienses para a aplicação de políticas públicas de forma precisa

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), assinou nesta quarta-feira (17/11) convênio com a Universidade Federal de Goiás (UFG) para a criação do Observatório Municipal da Mulher, com a estruturação do Centro de Informações e Pesquisa das Mulheres de Goiânia.

O documento foi assinado pela secretária Municipal de Políticas para Mulheres, Tatiana Lemos, pelo reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil, e pelo diretor-executivo da Fundação de Apoio À Pesquisa da UFG (Funape), professor Orlando Afonso Valle do Amaral.

O evento contou com a presença do prefeito de Goiânia Rogério Cruz; da primeira-dama Thelma Cruz, secretários e secretários-executivos de diversas pastas do executivo que são parceiros no processo de coleta de dados para o Observatório.

“É fundamental o levantamento desses dados para que políticas públicas para mulheres em Goiânia sejam aplicadas de forma precisa, e essa é uma das nossas propostas de governo. O convênio com a UFG vai garantir que essas informações sejam pontuais e de fácil acesso para a população,” ressaltou o prefeito.

O observatório terá por finalidade atuar próximo aos diversos órgãos municipais e entidades sociais visando a coleta de informações de forma a estruturar um banco de dados e análises que possa fornecer elementos para se conhecer a situação da mulher. Essa parceria tem o objetivo de multiplicar conhecimento e estimular a participação social na formulação de políticas públicas efetivas de proteção à mulher.

Para a secretária da Mulher, Tatiana Lemos, o observatório será uma importante ferramenta para definir as prioridades nas ações de combate à violência contra a mulher e conhecer de perto as necessidades daquelas que estão em situação de vulnerabilidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo