Notícias

Goiânia: Testagem de antígeno da Covid-19,  nesta sexta-feira, será por agendamento

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) realiza, nesta sexta-feira (26/3), das 8 às 15 horas, mais uma testagem de antígeno da Covid-19. A ação acontece semanalmente em seis escolas da capital, apenas na modalidade pedestre. O acesso ao exame, como nas duas últimas semanas, exige agendamento pelo site da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O link ficará disponível a partir das 12 horas desta quinta-feira (25/3).

A testagem visa identificar assintomáticos para isolá-los e frear a propagação do vírus. Essa é a importância dos testes, especialmente em cenário no qual as taxas de ocupação dos leitos para tratamento beiram os 100%. O modelo por agendamento visa evitar as longas filas de espera, uma vez que atendimento é otimizado nos postos de coleta.

“Nas últimas semanas, percebemos que estamos conseguindo evitar aglomerações e oferecer mais comodidade para a população durante a testagem”, ressalta a diretora da Vigilância Epidemiológica, Grécia Carolina Pessoni.

Ela frisa que a testagem desta semana será realizada apenas nesta sexta-feira (26/3). Lembrando que, em razão da testagem, o atendimento para vacinação nas escolas fica suspenso na sexta-feira (26/3), mas segue nos demais postos disponibilizados.

Como agendar

Os interessados em realizar o exame, devem acessar o link https://www10.goiania.go.gov.br/AgendamentoExame_COVID19/AgendarExame.aspx ou banner localizado no canto inferior do site da SMS. 
O agendamento estará disponível a partir das 12 horas desta quinta-feira (25/3). É necessário informar CPF e endereço de e-mail, em seguida escolher a escola e o horário ao qual deseja o atendimento. O procedimento é feito por meio da coleta do material no nariz, por meio de swab, uma espécie de haste flexível. O resultado fica pronto em cerca de 20 minutos.

Quem apresentar sintomas, por sua vez, deve procurar uma das 42 unidades de saúde aptas para realizar o teste RT-PCR, que detecta o vírus em pessoas sintomáticas. 

Fonte: Secoma Goiânia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo