Esporte

Goiás consolida seu quinto rebaixamento

Com uma rodada de antecedência, o Goiás está rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro e amarga sua quinta queda na história para a segunda divisão nacional (1993, 1998, 2010, 2015 e 2020). Esta será a oitava participação do Verdão na competição.

Jogando no Estádio da Serrinha, em Goiânia, no último domingo, 21, o Goiás precisava de uma vitória sobre o RB Bragantino, para seguir com chances de escapar na última rodada, mas empatou sem gols com o Massa Bruta.

Depois de um primeiro turno desastroso, o pior do Alviverde na história dos pontos corridos, em pontos e aproveitamento (12 pontos, 21,05% dos que estiveram em disputa em 19 jogos), não adiantou mais do que dobrar a pontuação no segundo turno (25 pontos). O que não foi suficiente para evitar o rebaixamento.

Se o triunfo viesse contra o RB Bragantino, o time goiano jogaria a última rodada do Brasileirão com chance de seguir na elite. Com o empate, o Goiás soma 37 pontos na décima oitava colocação e vai cumprir tabela na rodada final da Série A. O duelo será contra o virtual também rebaixado Vasco da Gama.

Esse foi o terceiro rebaixamento da equipe esmeraldina, desde que os pontos corridos foram adotados na elite nacional. Antes havia caído em 2010 e 2015. Em três ocasiões, o clube caiu antes da disputa da última rodada. Em 2021, o time alviverde reencontrará seu principal rival, o Vila Nova, na Série B – o Tigre foi campeão da Série C em 2020.

Série B 2021

Como já se desenhava, a Série B 2021 será a mais difícil de todos os tempos. Explica-se: a edição deste ano contará com cinco campeões brasileiros da primeira divisão. São eles Cruzeiro (3 vezes), Vasco (4 vezes), Botafogo, Coritiba e Guarani (1 vez). Tem ainda os títulos de Copa do Brasil do próprio Cruzeiro (6) e do Vasco (1).

Além do Goiás, caíram, Botafogo, Vasco e Coritiba. Da Série C , além do Vila Nova, subiram Remo, Londrina e Brusque. Divididos em regiões, a Série  2021 está dividida da seguinte forma: Goiás e Vila Nova (Centro-Oeste), Cruzeiro, Botafogo, Vasco, Guarani e Ponte Preta (Sudeste); Coritiba, Londrina, Operário, Avaí, Brusque e Brasil/RS (Sul); CRB, CSA, Vitória, Náutico, Sampaio Corrêa e Confiança (Nordeste) e Remo (Norte).

Por Júnior Schumacher

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo