AparecidaNotícias
Tendência

Aparecida tem novos redutores de velocidade em vias importantes

80 pontos estratégicos foram definidos na cidade.

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, está implantando redutores de velocidade em 80 pontos estratégicos do município. Esses dispositivos estão sendo instalados em áreas onde ocorrem frequentes acidentes, muitos deles causados pelo excesso de velocidade. Além dos redutores, a SMTA está investindo na melhoria da sinalização viária, incluindo faixas e placas para orientar os motoristas.

“A escolha dos locais foi embasada em estudos técnicos que justificam a instalação dos equipamentos”, explicou o secretário da SMTA, Avelino Marinho. “Consideramos a necessidade de reduzir a velocidade em áreas propensas a acidentes, com o objetivo primordial de preservar a segurança viária de todos, especialmente os pedestres.”

Após a instalação, os equipamentos serão auditados pelo Inmetro. O processo será seguido por campanhas de conscientização sobre educação no trânsito e o uso apropriado dos redutores. As autuações só serão aplicadas após essas etapas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a redução de velocidade em estradas e vias urbanas como uma medida eficaz para reduzir acidentes e mortes no trânsito. Em vias arteriais e coletoras, a velocidade recomendada é de 50 km/h. Estudos indicam que um atropelamento a 60 km/h é extremamente perigoso para os pedestres.

De acordo com o Programa Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA), em Aparecida de Goiânia, a maioria dos envolvidos em acidentes era do sexo masculino. Um número significativo deles estava sob a influência de álcool no momento do acidente. Além disso, foram registrados aumentos nos acidentes aos domingos, sextas-feiras e sábados.

Aparecida de Goiânia segue o exemplo cidades que investiram em fiscalização eletrônica e observaram uma redução significativa no número de acidentes e mortes no trânsito.

Em locais como Pindamonhangaba, São Paulo, e Lucas do Rio Verde, Mato Grosso, a implementação de medidas semelhantes resultou em reduções notáveis nas estatísticas de acidentes.

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo