Notícias

“Goiás não terá ponto facultativo no carnaval”, anuncia Caiado durante live

Governador argumenta que decretos não bastam sem conscientização da sociedade e alerta para crescimento da taxa de contaminação pelo novo coronavírus. Segundo ele, qualquer feriado prolongado “provoca, indiscutivelmente, aumento da sobrecarga nos hospitais”

“Da minha parte eu quero desaconselhar todas as pessoas que estão programando viagens no período do Carnaval.” O alerta é do governador Ronaldo Caiado que, em série de entrevistas para a imprensa e no seu programa semanal ao vivo nas redes sociais nesta sexta-feira (29/01), anunciou que o Estado não terá ponto facultativo na tradicional festa, antes prevista para os dias 15 e 16 de fevereiro. O governador explicou que a data não é um feriado nacional. Os Estados e municípios têm a prerrogativa de definirem seus calendários. “Estamos num crescimento da contaminação das pessoas pelo vírus e qualquer feriado alongado provoca, indiscutivelmente, um aumento da contaminação e uma sobrecarga nos hospitais”, disse.

Caiado explicou que o Decreto Estadual nº 9.803, que restringe o comércio e consumo de bebidas alcoólicas em locais de uso público ou coletivo, é um sinal de alerta para que as pessoas redobrem a atenção, usem máscaras e sigam os protocolos de prevenção à Covid-19. “Temos que entender que não é um decreto a mais que vai conscientizar as pessoas, e sim uma reflexão do cidadão, que hoje está zombando deste decreto e amanhã pode estar na porta de um hospital com um parente sem leito para ser atendido”, alertou.

Para que a população participe cada vez mais da prevenção ao coronavírus e saiba da gravidade da situação por que passam Goiás e o Brasil, o Estado prepara uma grande campanha publicitária. Outra novidade é o uso de um aplicativo para o cadastro de pré-vacinação. Segundo o governador, a pessoa vai ser convocada para a imunização com dia e hora marcados, quando chegar a sua vez, dentro dos critérios da campanha.

A convocação da população não está sendo necessária nas duas remessas iniciais das vacinas porque as doses foram direcionadas aos idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência, população indígena aldeada, e trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19. Agora, a previsão é que a terceira remessa atenda pessoas acima de 80 anos. “Nosso percentual de vacinação é pequeno, como foi, para todo Brasil. Mas esperamos que esse volume aumente e temos perspectiva de chegar, no País, a uma oferta de quase 1,5 milhão de doses de vacina por dia, ou seja, 45 milhões por mês”, informa Caiado.

 

Boas novas

No programa Caiado ao Vivo, o governador também comemorou outras duas boas notícias do Estado. Uma delas foi a recente assinatura de protocolo de intenções com 14 mineradoras que vão investir R$ 8,8 bilhões em Goiás. O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, enviou por vídeo uma mensagem de reconhecimento ao trabalho desenvolvido no Estado. “Goiás, cada vez mais, se firma entre os maiores Estados mineradores do Brasil. A mineração é uma área essencial para o desenvolvimento do país”, disse o dirigete em sua mensagem.

Em um ano olímpico, os atletas de Goiás também receberam durante a live a notícia do lançamento do Pró-Atleta 2021, programa estadual de bolsas para atletas de alto rendimento. Segundo o secretário de Esportes, Rafael Rahif, a iniciativa vai beneficiar esportistas que buscam vagas em competições nacionais e internacionais. “Estamos pagando dívidas anteriores e mantendo os programas. As pessoas sabem onde o dinheiro está sendo aplicado e como está sendo aplicado”, disse Caiado. Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo