Notícias

Goiás recebe mais de 187 mil novas doses de vacinas contra Covid-19 nesta quinta-feira

O governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou ontem, 14, em suas redes sociais que o Ministério da Saúde confirmou o envio de 187.750 novas doses da vacina contra Covid-19 ao estado. A chegada está prevista para hoje, 15. Segundo o democrata, o número equivale a 114.955 da primeira dose e 72.795 da segunda. “Vamos em breve terminar de vacinar os idosos para imunizarmos outras faixas etárias contra o coronavírus“, celebrou.
Levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) apurou que, referente à primeira dose, foram aplicadas 668.544 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. Em relação à segunda dose, foram vacinadas 197.157 pessoas. Esses dados são preliminares.
Conforme pactuado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), as Secretarias Municipais de Saúde devem registrar, de forma obrigatória, as informações sobre as vacinas administradas no módulo Covid-19 do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI Covid-19). Em relação às vacinas, o Estado de Goiás já recebeu 1.370.130 doses de imunizantes, sendo 1.110.680 da CoronaVac e 259.450 da AstraZeneca.
Cidades de várias regiões do estado estão sem vacina contra a Covid-19 para a aplicação da 1ª dose em idosos. Elas aguardam a chegada de novas remessas para dar continuidade à campanha de imunização. Entre os municípios estão Rio Verde, Catalão, Itumbiara, Aparecida de Goiânia e também a capital.
As cidades informaram que seguem aplicando as doses de reforço. Em algumas delas, a aplicação das primeiras doses está sendo feita apenas em profissionais de saúde, da segurança pública ou em quem já estava agendado.
O Ministério da Saúde informou que trabalha incansavelmente para ampliar a vacinação em todo o país, mas que a escassez de vacinas é uma realidade mundial. “Os números previstos mensalmente são estimados de acordo com as previsões contratuais. No entanto, existem variáveis que não dependem do Ministério, como a aprovação de vacinas pela Anvisa, a velocidade de produção dos fabricantes e a importação de vacinas e insumos para a sua produção”, disse o órgão em nota.
Em Goiânia, foram vacinados idosos até 64 anos. Em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana, quem tem 62 anos começou a ser vacinado na sexta-feira, 9, mas as doses acabaram no sábado, 10, nos drive-thrus, para quem busca sem agendamento. As unidades de saúde têm poucas doses, mas estão reservadas para as pessoas que já tinham feito o agendamento no site da prefeitura.

Último lote
Goiás recebeu o último lote da vacina contra Covid-19 na quinta-feira, 8. De acordo com a SES-GO, foram 136.350 doses recebidas do Ministério da Saúde. Destas, 59,6 mil foram da CoronaVac e 76.750 do consórcio AstraZeneca. Conforme documento do Ministério da Saúde, 49.256 imunizantes foram destinados para aplicação da primeira dose e 87.094 para a segunda.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo