Notícias

Goiás recebe mais máquinas e equipamentos adquiridos com emendas parlamentar do senador Vanderlan

O senador Vanderlan Cardoso vistoriou, na tarde de hoje, as máquinas que chegaram em Goiás e que serão entregues a vários municípios do Estado. São caminhões coletores de lixo, retroescavadeiras, motoniveladoras e pá carregadeiras, adquiridas através das emendas individuais do senador por meio da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba – Codevasf. A vistoria foi acompanhada pelo gerente da Codevasf em Goiás, Círio José, e pelo prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo. Vanderlan tem se dedicado na instalação e fortalecimento da Companhia no Estado desde que assumiu uma cadeira no Senado.

A Codevasf já existe há 45 anos, mas ainda não atuava em Goiás por questões burocráticas e de estruturação como falta de pessoal, falta de um escritório e principalmente de articulação política junto ao MDR. Juntamente com integrantes da bancada federal goiana, Vanderlan fez várias reuniões no Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR e com a presidência da Codevasf e conseguiu instalar um escritório da companhia em Goiás. Hoje ela atua nos 246 municípios Goianos.

“Esse trabalho que a gente está fazendo é importante, por que o prefeito lá do interior precisa desses equipamentos para realizar muitos dos serviços básicos na cidade. É um caminhão para coletar lixo, uma motoniveladora e retroescavadeira para consertar uma estrada, uma pá carregadeira para ajudar nos assentamentos rurais. Eu fui prefeito, entendo a diferença que isso faz para a população”, explicou Vanderlan.

O prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, reafirmou a importância desse trabalho realizado pelo senador Vanderlan no atendimento aos municípios. Para ele, que assume uma prefeitura endividada, a chegada desses equipamentos significa mais agilidade na retomada das obras de infraestrutura. “Principalmente nesse momento, que a gente recebeu o município com tantos problemas e tantas dificuldades, inclusive com endividamentos, a vinda dessas máquinas através do senador Vanderlan e da Codevasf vem dar um alívio e ajudar a agilizar a retomada nos trabalhos de infraestrutura que nossa cidade tanto está precisando”, pontuou.

Vanderlan Cardoso contou que está trabalhando junto à Companhia para conseguir ainda mais equipamentos, dessa vez destinados à criação de novas fontes de renda para o trabalhador no interior do Estado. “Em breve teremos mais novidades para Goiás. Estamos conseguindo outras máquinas para incentivar a criação de APLs (Arranjos produtivos Locais) em todas as Regiões do Estado. São tratores, caminhões tanque para leite, arados, sulcadores e inúmeros outros equipamentos que irão fomentar a criação de APLs do mel, do leite, do peixe e muitos outros produtos, gerando emprego e renda para a população”, comemorou.

As APLs valorizam a vocação de cada município e se tornam propulsores de emprego, de renda e de dignidade para a população, principalmente a que mora no interior. O projeto do senador Vanderlan, com a Codevasf, é levar esses equipamentos e fomentar o desenvolvimento dos municípios de todas as Regiões através dos Arranjos Produtivos Locais.

Modelos bem-sucedidos já existem em outros Estados e, por isso, Vanderlan acredita que não vai haver dificuldade em instalar o projeto em Goiás. “Temos uma grande bacia leiteira em várias regiões. A apicultura também é forte no Estado, a piscicultura está presente na Região Oeste e em muitos outros municípios. Então é possível, através da Codevasf, dar mais condições de trabalho para o produtor, aumentando sua produção e sua renda, além de criar novos postos de trabalho”, explica Vanderlan.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo