Aparecida

PM fecha abatedouro clandestino de cavalos em Aparecida de Goiânia

A Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO), por meio de uma equipe do 41° BPM, recebeu, no dia 26 de maio, a informação de que em uma chácara localizada no Setor Vera Cruz, em Aparecida de Goiânia, estaria ocorrendo o abate de cavalos. Os policiais foram até o local e constataram a veracidade das informações. Ao chegar no lugar, os policiais localizaram um cavalo esquartejado, três sacos pretos grandes com pedaços de carne e ossos, dois baldes com água e sangue, cordas, uma machadinha, facas e duas carroças do tipo gaiola. Havia também nove cavalos vivos e outros animais.

Em entrevista ao Diário de Aparecida, o assessor de comunicação social do 2° CRPM de Aparecida, major Wanderley Alves Moura, informou que, no momento da chegada da equipe, duas mulheres foram detidas e um homem fugiu do local. “As mulheres foram levadas para a central de flagrante, prestaram depoimento e foram liberadas. A Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) foram acionadas para autuação e recolhimento dos animais vivos e das carcaças. As carcaças e restos mortais serão descartados no aterro sanitário. Os animais vivos ficarão aos cuidados da secretaria”, explicou.

Major Moura ainda ressaltou que o abate de cavalos não é proibido. “Em alguns lugares, a carne é consumida e bastante apreciada. Ocorre que os abatedouros precisam ser registrados, regulamentados, fiscalizados e reunirem condições de higiene e salubridade. Nesta ocorrência houve indícios claros de abate clandestino e as investigações podem apontar, inclusive, açougues que poderiam estar recebendo a carne de cavalo e comercializando como se fosse carne bovina. Todos os envolvidos poderão responder por crime contra a saúde pública”, afirmou.

Na ocasião, o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Everson, explicou como seria feito o possível comércio da carne dos animais. “Pelas características verificadas, as carnes eram vendidas em comércios da cidade, sem qualquer inspeção sanitária. Além de violar os procedimentos adequados quanto ao bem-estar animal, essa situação pode afetar seriamente a saúde da população”, disse o secretário.

Ainda segundo ele, existe também a suspeita de que a carne dos cavalos estaria sendo vendida em espetinhos nos setores Vera Cruz, Garavelo e Buriti Sereno, em Aparecida. Participaram da ação, a Vigilância Sanitária, a Secretaria do Meio Ambiente (Semma) e a Guarda Municipal do município. O caso agora será investigado pela Polícia Civil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo