Notícias

Goiás registra queda de 93% no número de fugas em unidades prisionais

Estudo da Gerência de Inteligência e Observatório da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) de Goiás indica que o número de fugas nas unidades prisionais do Estado diminuiu de 149, no primeiro semestre de 2018, para 10, de janeiro a julho deste ano, o que equivale a uma redução de 93%. Os dados revelam que o índice diminui ano a ano. Nos primeiros semestres de 2019 e 2020, foram registradas 57 e 52 fugas, respectivamente.

A DGAP ressalta que das 10 fugas registradas em 2021, cinco presos já foram recapturados pelas forças de segurança, ou seja, 50% voltaram para o sistema penitenciário para cumprir penas. No acumulado anual, o número de foragidos das unidades prisionais diminuiu de 354, em 2018, para 211 em 2019 e para 69 em 2020. A redução foi de 80% de 2018 para 2020. Este levantamento apresenta dados desde o início da implantação do observatório do sistema prisional, que aconteceu no decorrer de 2017.

Investimentos
O diretor-geral de Administração Penitenciária, tenente-coronel Franz Rasmussen, defende que a redução no número de fugas está diretamente ligada aos investimentos que o Governo de Goiás vem fazendo no sistema prisional, principalmente na valorização dos servidores. “Nosso efetivo vivenciou uma verdadeira revolução na sua carreira nos últimos dois anos. Com a aprovação da PEC que institui a Polícia Penal, eles conquistaram sua equiparação às outras forças de segurança do Estado. Isto já trouxe muitos efeitos positivos, e tenho certeza que ainda teremos muito mais”, diz.

Outro fator determinante para a segurança dentro dos estabelecimentos prisionais foram os investimentos em equipamentos e monitoramento. Nos anos de 2019 e 2020, foram investidos mais de R$ 17 milhões na segurança penitenciária. “Adquirimos viaturas de escolta prisional e administrativas, portais para detecção de metal, scanners corporais, armamentos, munições, coletes balísticos, algemas de tornozelo e de transporte, pistolas PT-100, entre outros materiais. Tudo para aumentar a segurança dentro dos presídios e proporcionar melhores condições de trabalho para nossos servidores”, destaca o diretor-geral.

Além da valorização dos servidores, a DGAP tem investido na profissionalização e no treinamento de seu efetivo. Desde 2019, a Instituição adotou o Procedimento Operacional Padrão (POP) no sistema penitenciário. “O POP padronizou o modo de atuação dos servidores no que diz respeito à rotina dentro das unidades prisionais. Isso resultou em diminuição das ocorrências negativas, proporcionando mais segurança a todos”, explica o diretor-geral, tenente-coronel Rasmussen.

A Polícia Penal de Goiás também tem trabalhado de forma integrada com as forças policiais de Segurança Pública para combater a criminalidade no Estado. As operações conjuntas resultam em mais ações de Inteligência e Segurança Penitenciária.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo