Esporte

Goiás vai encerrar projeto do futebol feminino

Júnior Schumacher

O Goiás Esporte Clube decidiu que não disputará a Série A2 do Campeonato Brasileiro de futebol feminino deste ano e encerrará as atividades da categoria ao final do contrato das jogadoras, no mês de junho. O clube foi rebaixado para a Série B do Brasileirão, e com isso não tem mais a obrigatoriedade de investir na modalidade.

Por determinação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), as equipes que disputam a Série A do Brasileirão são obrigadas a ter um time de futebol feminino. Quem não tiver, não participa de competições organizadas pela entidade.

O Alviverde não seguirá com o Departamento de Futebol Feminino por uma questão de contenção de despesas. O clube passa por uma grande crise financeira e a prioridade neste momento é a Série B do Campeonato Brasileiro. 

Em 2020, o Goiás encerrou sua parceria com a Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) e iniciou um projeto próprio no Departamento de Futebol Feminino, gerido por Patrícia Menezes, ex-Aliança. O Verdão também contratou a maioria das atletas da equipe aurinegra.

A vaga deixada pelo Goiás na Série A2 será ocupada pelo próprio Aliança. O clube foi indicado pela Federação Goiana de Futebol (FGF) por ter sido vice-campeã goiana em 2019. Devido a pandemia, o Goianão feminino não foi realizado em 2020.

Entretanto, se o Goiás está de saída da modalidade, o arquirrival Vila Nova está desenvolvendo um projeto no futebol feminino e tem cobrado a FGF por um calendário na categoria, para que o clube possa disputar competições nacionais.

O Colorado até solicitou que a FGF realizasse um torneio que apontasse um time para a vaga deixada pelo Goiás no Brasileirão A2 deste ano, ao lado do Atlético/GO, que tem vaga garantida por disputar a Série A do Brasileirão masculino.

De acordo com a Federação não existe prazo, nem condições sanitárias para a realização de um torneio feminino neste momento. Por conta do agravamento da pandemia, os campeonatos feminino e de base não serão realizados neste primeiro semestre de 2021. O cenário pandêmico será reavaliado no segundo semestre para definição se as competições serão ou não realizadas neste ano. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo