Notícias

GoiásFomento participa da Expedição Desafiando Limites Caminho de Cora

O governo de Goiás, por meio da Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento) e de outros órgãos estaduais, participa da Expedição Desafiando Limites Caminho de Cora Coralina, que está sendo percorrido pelo ultramaratonista Márcio Villar. O evento teve início no último sábado, 14, em Corumbá de Goiás, com término previsto para este sábado, 21, na cidade de Goiás. O atleta carioca vai percorrer os 300 quilômetros do Caminho, e à noite ministrará palestras motivacionais em oito municípios visitados.

A atuação das equipes da Agência de Fomento começou em Pirenópolis, no domingo, 15, e se estenderá até sábado, 21. Vai abranger também São Francisco, Jaraguá, Itaguari, Itaberaí e cidade de Goiás. De acordo com o gerente de Agronegócio, Petherson Santana, o trabalho acontece em duas frentes. Na primeira, apoiada por ele, será realizada até hoje, 18. A partir desse dia, e até o próximo sábado, será coordenada pelo gerente de Prospecção de Negócios, Hudson Marçal.

 

Linhas de crédito

“Nossa intenção é divulgar [nas cidades visitadas] duas linhas de crédito operadas pela GoiásFomento: a primeira voltada para o turismo, com o amparo do Fungetur, e a outra destinada ao produtor empreendedor, para o agronegócio”, disse o gerente de Agronegócio. No caso da linha de crédito do turismo, a Agência de Fomento oferece condições diferenciadas de pagamento, prazo e carência, com limite de até R$ 2 milhões por operação.

A linha de crédito do produtor empreendedor, voltada para o agronegócio, atende a várias culturas agrícolas, com o limite de R$ 50 mil, 12 meses de carência, prazo de 48 meses para pagamento e taxa pré-fixada de 0,50% ao mês, ou seja, de 6% ao ano. O gerente explicou que em Pirenópolis, além dos atendimentos realizados no último domingo e na segunda-feira, foram promovidos encontros com lideranças rurais e da área de hotelaria, bares e restaurantes.

Ontem, 17, um evento conjunto da GoiásFomento com a Secretaria da Retomada foi realizado no Cinema de Pirenópolis, para os empresários locais. Também foram feitas visitas técnicas a vários empreendimentos turísticos e propriedades rurais, entre eles a Vinícola Assunção, produtora de suco de uva, visando conhecer in loco as fazendas e explicar a documentação necessária para pleitear financiamento.

 

Fazenda Bonsucesso

A Fazenda Bonsucesso é um empreendimento turístico de Pirenópolis, formado por um complexo de cachoeiras e área de lazer. O negócio envolve gerações da mesma família. A empreendedora Valeska Siqueira Curado informou que sua família pretende buscar crédito junto à GoiásFomento para ampliar o negócio.

O projeto da Fazenda Bonsucesso prevê uma área de piquenique, trabalhar o turismo de experiência e aproveitar todo o local, incluindo o pomar de jabuticabeiras, para que os visitantes tenham acesso à natureza. Está incluída a expansão da produção da indústria de processamento de frutas desidratadas. Em tempos sem pandemia, a Fazenda Bonsucesso recebe uma média de 800 visitantes nos finais de semana.

A empreendedora Eliana Pereira de Siqueira, mãe de Valeska, disse receber a visita técnica da equipe da GoiásFomento “com esperança”. Ela explicou que o crédito dos bancos comerciais possui taxa de juros muito alta e carência curta. Como o projeto turístico costuma ser de longo prazo, a instituição de crédito precisa entender o projeto para poder financiá-lo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo