Notícias

Governador assina convênio com UFG para gestão de 17 Colégios Tecnológicos e seis Escolas do Futuro

O governador Ronaldo Caiado assinou na última sexta-feira, 20, no Palácio das Esmeraldas, convênio com a Universidade Federal de Goiás (UFG) para a gestão compartilhada das seis Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFGs) e dos 17 Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotecs).
“Enquanto for governador, teremos essa parceria total com as universidades”, declarou Caiado. A partir do compromisso firmado, será possível reformular a grade de cursos para adequar qualificação e capacitação profissional de acordo com as potencialidades dos municípios em que eles estão inseridos. E, ainda, explorar melhor a vocação econômica de cada região.
Caiado afirmou que caminhar junto à UFG nessas mudanças é uma estratégia que fortalece o ensino goiano. “O governo tem sempre que recorrer às cabeças pensantes”, disse durante a celebração do acordo. “A formação dos nossos jovens é o que existe de mais importante”, pontuou.
O reitor da UFG, Edward Madureira, destacou que a relação de confiança e respeito entre governo e universidade faz o Estado avançar. “Saúdo o governador pela parceria e por tudo que temos desenvolvido em prol do povo goiano. Já não sabemos mais contar as interações que temos feito desde o início de seu mandato”, disse. O convênio é uma iniciativa do governo de Goiás, por meio das secretarias da Retomada e de Desenvolvimento e Inovação.

Perfil
Os Cotecs oferecem, gratuitamente, cursos técnicos, de qualificação e capacitação. São 17 unidades, sendo duas em Catalão e uma em Goiânia, Anápolis, Ceres, Goianésia, Jaraguá, Uruana, Porangatu, Cristalina, Formosa, Goiatuba, Caiapônia, Palmeiras de Goiás, Santa Helena de Goiás, Piranhas e Goiás. Durante a pandemia, moradores dos 246 municípios goianos passaram a ter acesso ao conteúdo via sistema de ensino a distância (EaD). O objetivo é garantir que trabalhadores goianos estejam aptos a ocupar vagas no mercado de trabalho.
Já as Escolas do Futuro também capacitam, qualificam e realizam cursos técnicos para a formação de profissionais, com o diferencial de serem destinadas ao domínio das tecnologias associadas à inteligência artificial, robótica, big data, data science e internet das coisas. Dentre as unidades, a de Artes Basileu França, em Goiânia, seguirá na formação de pessoas na área da música, da dança, do teatro, das artes visuais e do circo.
Essas estruturas fazem parte de um projeto maior da gestão do governador Ronaldo Caiado de diversificar a matriz econômica e inserir Goiás na rota da inovação. Além da já citada Escola de Artes Basileu França, serão administradas pela UFG outras cinco Escolas do Futuro em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Santo Antônio do Descoberto e Mineiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo