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Governador do Amapá entrega terceiro Centro de Atendimento ao Covid-19

Unidade terá 22 leitos na primeira etapa e está montado na área do Hospital Estadual de Santana. Instituição que já faz a gestão da UPA Macapá vai administrar

Por Hélmiton Prateado

O governador do Amapá, Waldez Góes entregou na manhã desse sábado o Hospital de Campanha de enfrentamento ao Covid-19, destinado atender a população na Região Metropolitana de Macapá. A unidade foi montada no estacionamento do Hospital Estadual de Santana pelo governo do estado. Góes ressaltou que a opção por firmar um contrato com uma OS se deve à facilidade de contratação de regime especial de compras diante da crise provocada pela pandemia.

A gestão da unidade ficará sob responsabilidade do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), Organização Social (OS) de Goiás que já faz a gestão da UPA Macapá. O governo do Estado concluiu a montagem da estrutura em tempo recorde e colocará a disposição da população em tempo recorde para minimizar os efeitos da pandemia.

Segundo a superintendente-executiva do IBGH, Lázara Mundin, o Hospital de Campanha terá em sua primeira etapa capacidade para atender até 22 pacientes, sendo 16 leitos de enfermaria e seis de UTI. “Vamos colocar uma estrutura moderna e equipe especializada à disposição da população para socorrer os casos de maneira emergencial, porém com a garantia de atendimento humanizado e com a atenção que a população do Amapá merece”, frisa.

A unidade contará com uma equipe de 12 médicos plantonistas, entre clínicos e intensivistas, seis enfermeiros, 30 técnicos de enfermagem, dois fisioterapeutas, um psicólogo hospitalar, dois assistentes sociais e um farmacêutico. O apoio terá um engenheiro clínico.

Na segunda etapa estarão disponíveis mais 14 vagas de UTI e oito de enfermaria. A estrutura já está sendo montada e a previsão é de que dentro de 15 dias estará pronta para entrar em funcionamento. O diretor técnico, André Franco Ribeiro explica que as equipes vão receber capacitação constante para garantir uma excelência no atendimento e minimizar os efeitos da pandemia no Amapá.

“Cuidados como higienização constante, uso correto e irrestriro de Equipamentos de Proteção Individual e acompanhamento humanizado da população serão nossa marca nessa unidade”, finaliza.

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