Notícias

Goiânia: suporte para pessoas surdas está disponível para vacinação desta sexta-feira

As secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) disponibilizam, por meio da Central de Interpretação de Libras (CIL), um link de atendimentos por videochamada para apoiar pessoas surdas no processo de vacinação contra a Covid-19. O serviço já está disponível e, nesta sexta-feira, 4, os secretários Durval Pedroso e Cristina Lopes acompanham, in loco, o funcionamento do serviço na UPA Jardim Novo Mundo, às 10h30.

O atendimento às pessoas surdas é feito por meio de videochamada, através do Google Meet, para auxílio nos postos de vacinação. Equipes da Central de Interpretação de Libras (CIL) estão escaladas para dar suporte durante o atendimento nos postos. Na prática, caso um usuário chegue ao posto de vacinação e encontre alguma dificuldade na comunicação, tanto o paciente quanto a equipe podem acessar o link pelo Google Meet para contar, em tempo real, com o auxílio da CIL para interpretação.

O link de acesso é o (https://meet.google.com/ebr-xhsz-icn). E para facilitar ainda mais a comunicação, serão distribuídos cartazes com o QR Code que direciona ao link da videochamada.

 

Vacinação em Goiânia
Após receber mais de 35 mil doses na última quarta-feira, 2, Goiânia retomou a primeira dose contra a Covid-19 com novidades. Além dos grupos prioritários já atendidos, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, foram acrescidos os trabalhadores da Educação – ensinos fundamental e médio –, além de pessoas com 59 anos. Do total de doses recebidas, 70% são direcionadas para a população em geral e 30% para os grupos prioritários.

Todos precisam agendar seu atendimento pelo aplicativo Prefeitura 24 horas. Pessoas dos grupos prioritários devem informar a categoria à qual pertencem (trabalhador da saúde, trabalhadores do ensino fundamental, infantil ou médio) ou comorbidade. Já pessoas com 59 anos que não atuem em nenhuma das profissões enquadradas acima ou tenham comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde devem selecionar, no aplicativo, a opção “Não possui/não listada”.

Nesta sexta-feira, são 30 unidades de saúde disponibilizadas para a aplicação da vacina das 8h às 17h. Para se vacinar, a pessoa deve levar documento pessoal com foto, CPF e a documentação indicada para cada grupo. A lista pode ser visualizada no ato do agendamento ou no site https://www.goiania.go.gov.br/imunizagyn/, assim como os endereços de cada unidade. Lembrando que os mesmos postos serão disponibilizados para idosos que estejam com a segunda dose atrasada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo