Notícias

Goiás atinge 1 milhão de vacinados com primeira dose contra Covid-19

Goiás atingiu nesta sexta-feira (07/05), a marca de 1.017.939 pessoas vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19, o que representa 14,5% da população goiana. Dados da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) revelam ainda que 523.279 goianos receberam o imunizante de reforço, o que significa que cerca de 50% da população imunizada procurou os postos para completar o esquema vacinal recomendado.

O governador Ronaldo Caiado destaca o esforço em garantir uma campanha ágil: “A nossa preocupação é avançarmos, o máximo possível, na vacinação”. Ele faz um alerta para que goianos retornem para aplicação do reforço. “É fundamental que as pessoas tenham responsabilidade de ir aos postos de saúde para receber a segunda dose”, reforça.

O Estado iniciou a campanha de vacinação em 18 de janeiro deste ano, e desde então, trabalha com uma logística que tem garantido a rápida distribuição dos imunobiológicos aos 246 municípios. Caiado, que também é médico, foi o responsável pela aplicação da primeira dose da vacina no território goiano. Desde então, a partir de cada chegada de novas remessas, que são enviadas pelo Ministério da Saúde, Goiás avança, gradativamente, na ampliação da cobertura vacinal.

“Estamos com a vacinação de vento em popa”, avaliou o secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, durante o recebimento de mais 132,8 mil imunizantes na madrugada desta sexta-feira (07/05). Ao todo, foram enviados 2.199.630 imunizantes para Goiás. Destes, 2.060.330 (99%) foram distribuídos às cidades.

O titular da SES-GO destacou ainda que os números da vacinação já alcançados se devem ao esforço da gestão estadual e da equipe técnica para que os imunizantes cheguem o mais rápido possível até o usuário, além do engajamento das pessoas em relação à campanha. “Desde o início da campanha temos adotado uma logística para entrega ágil das doses. Isso está possibilitando que Goiás seja um dos primeiros estados a concluir a imunização do grupo dos idosos”, frisou Alexandrino.

Goiás está entre os dez estados que mais aplicaram a primeira dose contra Covid-19. O resultado mostra o constante crescimento no ritmo da vacinação em Goiás, que se encontrava na 18ª posição no ranking e, agora, se mantém na décima colocação, atrás de outras Unidades da Federação mais populosas.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo