Notícias

Governo de Goiás completa dois anos do Pacto Goiano pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Ações, que incluem criação de aplicativos para segurança feminina e também para denúncias, investimentos em infraestrutura e capacitação de servidores e agentes da sociedade civil, apresentam avanços no Estado

Da Redação

 

O Governo de Goiás completa, neste mês de novembro, dois anos de criação da iniciativa “Todos Por Elas – Pacto Goiano pelo Fim da Violência Contra a Mulher”. Nesta quinta-feira, 25, também é celebrado o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra Meninas e Mulheres. As ações de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar incluem ainda o Protocolo Sinal Vermelho, que se tornou lei, e a adesão ao Dia Laranja.

 

“Tenho certeza absoluta do quanto estamos avançando em Goiás, combatendo todos aqueles que acham que podem agredir e violentar as mulheres”, destacou o governador Ronaldo Caiado ao fazer um balanço das iniciativas implementadas.

 

Por meio da Rede Estadual Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, o Governo de Goiás vem realizando diversas ações, como a criação de aplicativos para segurança feminina ou denúncias, investimentos em infraestrutura e capacitação de servidores e agentes da sociedade civil envolvidos em tudo que é relacionado à defesa e ao combate à violência contra a mulher. Também criou o Batalhão Maria da Penha, com atuação em todo o Estado, e abriu Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam).

 

“É o combate a todos aqueles que acham que podem, por força física ou poder, agredir uma mulher. Temos delegados e delegadas para dizer que em briga de homem e mulher não metemos a colher, mas a algema. Aqui não tem espaço para esses falsos valentões”, frisou Caiado na segunda-feira, 22, durante inauguração da Deam na cidade de Goiás.

 

Outro serviço de destaque é o Centro de Referência Estadual da Igualdade (Crei), para atendimento às pessoas vítimas de qualquer tipo de violência, preconceito e discriminação, ou ainda, que estejam em situação de vulnerabilidade social. O Pacto Goiano pelo Fim da Violência Contra a Mulher é executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), em parceria com secretarias e vários órgãos da administração estadual, de outros poderes e de instituições da sociedade civil e religiosas

 

Diálogo e sensibilização

De acordo com a superintendente da Mulher e da Igualdade Racial da Seds Goiás, Rosi Guimarães, o Todos Por Elas trouxe o sentimento de união em relação ao combate à violência contra as mulheres e meninas. “O Pacto é um conjunto de ações que visam a capacitação dos servidores de todas as áreas de atendimento, como das forças policiais, dos agentes que atuam no atendimento às vítimas, apoio, suporte, acompanhamento, monitoramento, assistência social, saúde, educação”.

 

Ela reforça que o Governo de Goiás incentiva o diálogo e sensibilização por meio dos órgãos e parceiros do Estado junto aos respectivos órgãos municipais, e que estas ações contribuem para a redução das taxas de violência no Estado. A superintendente lembra que, aproximadamente, 60% dos municípios goianos já estão engajados nas campanhas de prevenção e apoio às mulheres. Inclusive, nos municípios que aderiram e replicam as ações do Pacto Goiano, já foram criadas secretarias municipais de políticas para mulheres ou algum órgão que coordena as ações voltadas para a articulação da rede municipal de apoio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo