D5Goiás

Governo do Estado anuncia adesão do Banco do Brasil e da Fecomércio-GO à Caravana da Retomada

Federação que representa comerciantes em Goiás cederá estrutura física para realização dos encontros e mobilização dos empresários para terem acesso aos serviços oferecidos (Foto: Divulgação)

O governo de Goiás anuncia a adesão do Banco do Brasil (BB) e da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO) como novos parceiros da Caravana da Retomada, programa criado pela Secretaria da Retomada para levar serviços do Estado e de parceiros para os municípios goianos, a partir de um levantamento das demandas e potencialidades de cada região. A confirmação foi oficializada ontem, 16, durante a 364ª reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).

O Banco do Brasil integra o time de parceiros com a Caravana do FCO, que pretende tirar dúvidas e oferecer as oportunidades de financiamento pelo fundo. Para o superintendente de varejo do banco, Gustavo Henriques, o objetivo é pulverizar o recurso disponível e focar no desenvolvimento regional do micro e pequeno empreendedor.

“Queremos ir a todas as regiões, no interior, para desmistificar o FCO, tanto para o empresariado local quanto para os colaboradores do Banco do Brasil, para que a gente possa catapultar esse recurso, tão barato e que é tão importante nesse momento da retomada econômica no Brasil”, explicou o executivo.

Para o secretário da Retomada, César Moura, que também é presidente do Conselho do FCO em Goiás, “a aliança com o Banco do Brasil vai ampliar a possibilidade de atender micro e pequenos empresários que já possuem conta no banco, além de permitir acesso fácil ao recurso do FCO a quem ainda não é correntista do banco”, declarou.

Durante sua fala na reunião do Conselho do FCO, Gustavo citou aos conselheiros que nem todos os Estados têm a oportunidade de oferecer crédito tão acessível. “Aqui em Goiás buscamos oportunizar cada vez mais indústrias a tomar crédito nesse sentido. Cabe salientar que, por uma decisão do banco, agora empresas de risco C também podem acessar o FCO. Agora temos clientes risco A, B e C, que anteriormente só eram A e B”, contou Henriques.

 

União reforçada

Parceira da Secretaria da Retomada na primeira edição dos programas Mais Empregos e Mais Crédito no interior, a Fecomércio-GO adere a mais um projeto do governo de Goiás, por meio da pasta. “Reforcei a parceria que já temos em oferecer toda a infraestrutura disponível da Fecomércio, do Sesc e do Senac em Goiás, para que nossas unidades possam ser utilizadas para as próximas edições da Caravana da Retomada”, destacou o presidente da Federação, Marcelo Baiocchi.

Baiocchi garantiu, ainda, esforço para envolver comerciantes membros da Fecomércio na mobilização das próximas edições da caravana. “Queremos participar ativamente e podemos oferecer nossa infraestrutura, seja com pessoal, seja com espaço físico, com instrumentos e ferramentas de trabalho, para que a gente alcance o verdadeiro objetivo que todos nós temos, de fazer a retomada do Estado pós-pandemia”, comentou. Caravana da

 

Retomada

O projeto foi criado em janeiro de 2021 e já percorreu 25 municípios em todas as regiões do Estado. O objetivo é mapear as demandas locais, identificar as potencialidades regionais e levar os serviços e programas do governo de Goiás de acordo com a necessidade da região.

A caravana já realizou mais de 600 orientações de acesso a linhas de crédito, via parceria com a GoiásFomento. Outro parceiro essencial neste programa é o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas(Sebrae), responsável por cerca de 700 consultorias financeiras e de empreendedorismo. Vale ainda ressaltar as capacitações profissionais, sendo 250 em parceria com os Colégios Tecnológicos, e 30 em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Você pode se interessar:

Comments are closed.

Mais em:D5