Segunda, 20 de Setembro de 2021
20 de Setembro de 2021
Publicidade

Governo vai inaugurar 4 laboratórios de robótica

O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, em parceria com o Instituto Campus Party (ICP), inaugura em Goiânia, nesta quarta-feira (12/05), as primeiras duas unidades do projeto Include, no Estado. Na quinta-feira (13/05), laboratórios de robótica em Luziânia e Valparaíso de Goiás também serão entregues. O objetivo do projeto é difundir o uso da tecnologia e promover a inclusão social, com a oferta de ferramentas que garantam educação de qualidade e desenvolvam habilidades dentro de um ecossistema totalmente disruptivo.

As inaugurações desta quarta-feira ocorrerão todas pela manhã. Às 8h, o governador Ronaldo Caiado entrega laboratório do projeto no Colégio Estadual Joaquim Edson de Camargo, no Jardim Novo Mundo. Na sequência, às 11h, o governador inaugura unidade do Include no Centro de Educação Comunitária de Meninos e Meninas, no Setor Santos Dumont.

Na quinta-feira (13/05), serão entregues os laboratórios em Luziânia e Valparaíso de Goiás. Outros dois municípios também foram selecionados para receber o projeto: Alto Paraíso e Cavalcante, onde vivem cerca de 880 famílias da comunidade quilombola Kalunga. Nessas cidades, as inaugurações ocorrerão posteriormente.

Nos novos laboratórios, a equipe do Include capacita gratuitamente jovens com idade entre 12 e 20 anos, por meio do ensino da robótica, programação, eletrônica, sensores e mecânica. Também há oficinas de empreendedorismo e IOT (internet das coisas). A expectativa é atender 1,8 mil estudantes de comunidades carentes locais até 2023.

As novas unidades iniciaram suas aulas em formato híbrido, ou seja, presencial e remota, seguindo as medidas de proteção e os protocolos de saúde, para evitar a contaminação do novo coronavírus. Entre as normas adotadas pelas instituições, estão o não compartilhamento de materiais eletrônicos e didáticos, higienização e limpeza dos ambientes e também pessoal, uso de equipamento de proteção pelos profissionais e alunos e aferição da temperatura de todos na entrada.

Desenvolvido em parceria com o Governo de Goiás, o projeto ainda conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Programando o Futuro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da empresa Gouvea Ecosystem.

O Include já conta com instalações no Distrito Federal, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Bahia. Estão em fase de instalação unidades no Rio de Janeiro, no Amazonas e no Rio Grande do Sul. O projeto tem como objetivo final implementar até 10 mil laboratórios, impactando adolescentes de todo o Brasil por meio da tecnologia.

Os laboratórios possuem mobília e equipamentos de primeira linha para o ensino de robótica, computadores, impressoras 3D, óculos de realidade virtual e drones, entre outros.

Instituto Campus Party
A associação civil sem fins lucrativos foi fundada em 2009, com o objetivo de incentivar e promover atividades e projetos nas áreas cultural, educacional gratuita, de inclusão digital, do desenvolvimento tecnológico e econômico, dos direitos estabelecidos, da assistência social e da cidadania.

Serviço:

Assunto: Governo de Goiás inaugura laboratórios de robótica Include em parceria com o Instituto Campus Party
Programação:
Quarta-feira (12/05)
8h: Inauguração de laboratório Include no Colégio Estadual Joaquim Edson de Camargo
Onde: Praça Jardim da Infância c/ Rua Santiago, s/n, Jardim Novo Mundo – Goiânia (GO)
11h: Inauguração de laboratório Include no Centro de Educação Comunitária de Meninos e Meninas
Onde: Rua 15, nº 293, Setor Santos Dumont – Goiânia (GO)

Quinta-feira (13/05)
14h: Inauguração de laboratório Include no Instituto Federal de Goiás em Luziânia
Onde: Rua São Bartolomeu, s/n, Vila Esperança – Luziânia (GO)
16h: Inauguração de laboratório Include na Casa da Cultura Mestre Sabá
Onde: Rua 65, quadra 87, 2ª Etapa, lote 27, Jardim Céu Azul – Valparaíso de Goiás (GO)

Compartilhe este post: