Notícias

Gustavo apresenta a Maguito Centro de Inteligência Tecnológica de Aparecida

O prefeito Gustavo Mendanha apresentou ontem (24) as instalações do Centro de Inteligência Tecnológica (CIT) ao ex-governador e ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela. O CIT integra o projeto Cidade Inteligente, sendo a peça fundamental, pois proporcionará mais segurança com videomonitoramento em tempo de real de diversos pontos da cidade, integração dos órgãos que compõem a administração municipal, agilidade no atendimento à população, maior transparência com a disponibilização de informações, inclusive, de interesse público e conexão via banda larga. O investimento é de R$ 55 milhões.

“Apresentei todo o projeto Cidade Inteligente para o ex-prefeito e é um orgulho saber que Aparecida é case para outras cidades pela tecnologia e modernidade implantada na cidade. Hoje nós temos um modelo eficiente de governança digital que começou com uma visita que fizemos à Barcelona quando ele era prefeito e eu presidente da Câmara, onde conhecemos o projeto das Smart Cities e pensamos juntos em trazer esta expertise para o município e para Goiás”, comentou o prefeito Gustavo Mendanha após a visita ao CIT que contou também com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cleomar Rocha e da secretária de Assistência Social e primeira-dama, Mayara Mendanha.

Na visita ao espaço, que fica na Cidade Administrativa, Gustavo explicou como funciona a captação das imagens pelas câmeras espalhadas pela cidade e como cada sistema de inteligência identifica ações irregulares ou estranhas que possam estar acontecendo no momento. Com duas salas de videomonitoramento cada uma com 30 estações de trabalho, onde servidores das forças de segurança monitoram as imagens das 650 câmeras, o CIT conta ainda com um data center, com capacidade de armazenamento de 7.600 terabytes, chamado de cérebro da gestão, ele possui alta capacidade de processamento e armazenamento de dados.

Batizado de ‘Olhos de Águia’, o trabalho de fiscalização integrado será fundamental para reduzir a taxa de criminalidade. Com tecnologia de ponta também será possível identificar veículos furtados ou roubados e criminosos procurados pela Justiça. “Vocês podem observar que os painéis mostram as imagens captadas em pontos estratégicos da cidade, tanto nas avenidas quando em ruas pequenas e na porta de órgãos públicos”, sublinhou Gustavo Mendanha.

Para o funcionamento de todo o sistema, a Prefeitura de Aparecida instalou mais de 700 km de fibra óptica em toda cidade. Com isso, mais de 200 unidades administrativas entre escolas, postos de saúde e secretarias estarão conectadas, elevando a qualidade do atendimento prestado aos mais de 548 mil habitantes da cidade, ampliando ainda o acesso à internet pelos moradores. O data center do CIT também irá armazenar e processar todas as informações da Prefeitura de Aparecida.

“Fiquei impressionado com a evolução que Aparecida está tendo nessa área de tecnologia e inovação. Todo o Estado, todo o país, deveria conhecer o que o Gustavo Mendanha está fazendo aqui em Aparecida, uma verdadeira revolução nessa área tecnológica. Acabamos de visitar uma árvore fotovoltaica que capta energia solar, que pode carregar até aparelho celular. É uma revolução fantástica que está acontecendo em Aparecida graças a administração do prefeito Gustavo”, disse Maguito, que completou: “em termo de parceria vamos fazer com que Goiânia tenha toda evolução na área digital. Por isso estamos procurando conhecer os modelos para aplicar na capital”, sublinhou ele que é pré-candidato à prefeito de Goiânia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo